‘1970, NOME OSÉIAS’: Bispo está rifando fusca da paróquia para ajudar obras de santuário

Um Fusca com nome de profeta, xodó de um bispo capixaba, está sendo rifado no Espírito Santo. “Oséias”, ano 1970, branco e “quase todo original”, segundo o religioso, é a esperança para conseguir recursos e ampliar a estrutura do santuário de Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu.

O dono é o bispo emérito da diocese de Colatina, a qual pertence o santuário e outras 30 paróquias. Dom Décio Sossai Zandonade conta que já teve outros Fuscas com nomes bíblicos, como Jeremias, Isaías e Jonas – todos doados em benefícios das igrejas onde já atuou, no Espírito Santo e em Minas Gerais.

Nascido em Venda Nova do Imigrante, em solo capixaba, Zandonade diz que sempre apreciou carros. Ordenado padre em 1972, ele conta que a pandemia tem forçado a busca por novas formas de conseguir verba para os trabalhos e obras sociais.

Para conseguir finalizar melhorias no santuário, instalado em um terreno de quatro alqueires, a saída foi rifar Oséias. “Eu cedi esse Fusca numa ação entre amigos em favor do santuário”.

Cada bilhete custa R$ 20. O sorteio será em novembro, mês da festa de Nossa Senhora da Saúde. A divulgação da rifa traz a seguinte pergunta: “Você gosta de Fusca? Esse é imperdível!”.

No portal do santuário há várias fotos de Oséias com o bispo emérito. “Muito bem conservado, “Oséias”, um clássico dos anos 70, comemora neste ano Bodas de Ouro. É difícil não gostar de um Fusca! Mesmo que você não goste, ajude o Santuário Nossa Senhora da Saúde”, diz o texto.

Como bom apreciador de carros, ao falar do Fusquinha que o transportou por mais de 10 anos, o bispo faz questão de elogiar. “Muito bonitinho, bem arrumado. É uma joia”.

Mas quem gosta do lendário modelo alemão não abre mão de ter um. “Moisés”, o outro carango do bispo, vai continuar com ele.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo