200 POSTOS DE VACINAÇÃO: Começa nessa segunda campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos em João Pessoa

Começou em João Pessoa a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. A partir desta segunda-feira (14), postos itinerantes vão funcionar em bairros da capital e seguirão até 17 de outubro. A meta é vacinar 80 mil animais.

Na segunda e terça-feira (15) desta semana, os postos itinerantes serão deslocados para os bairros do Alto do Mateus, Castelo Branco, Distrito Mecânico, Funcionários, Ilha do Bispo, Jardim Planalto, Mangabeira VIII, Oitizeiro, Paratibe, Planalto Boa Esperança, Rangel, Vale das Palmeiras e Valentina (os endereços você confere ao final da matéria).

Ao todo, serão cerca de 200 postos itinerantes, que funcionarão em dois dias em cada local, das 8h às 11h e das 13h às 16h. O cronograma com os locais será divulgado semanalmente.

Os responsáveis pelos animais devem seguir os protocolos de higiene e precaução para evitar a contaminação pelo coronavírus, como usar máscaras, manter o distanciamento adequado nas filas, não levar crianças e evitar ir mais de uma pessoa por.

O posto fixo no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. A vacina deve ser administrada em cães e gatos com mais de três meses de vida e a imunização deve acontecer anualmente.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o cuidador deve levar o cartão de imunização do pet, mas caso não tenha, receberá um comprovante de vacinação. O animal que tomar a primeira dose, deve tomar a segunda em 30 dias.

Raiva animal

A raiva animal é uma doença causada por um vírus. Ela ataca diversos animais, e também o homem. Quase 100% das pessoas que adquirem a doença chegam ao óbito. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas. O animal raivoso apresenta mudança de comportamento, para de comer, esconde-se em locais mais escuros, tenta beber água sem conseguir engolir, procura fugir de onde está preso e morde tudo o que vê pela frente (objetos, animais e pessoas).

Mostre mais
Fechar