SOLIDARIEDADE SALVA VIDAS: Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado nesta quarta

Esta quarta-feira (14) é dedicada aos doadores de sangue. Trata-se do dia mundial das pessoas que se prontificam a exercer um gesto que salva vidas. A iniciativa tem como objetivo aumentar a conscientização mundial sobre a necessidade de dispor de sangue e produtos sanguíneos seguros para transfusões.

Além disso, ao dia surge como apoio aos os serviços nacionais de transfusão de sangue, organizações de doadores de sangue e outras organizações não governamentais. Dados recentes do Ministério da Saúde alertam que apenas cerca de 2% da população brasileira é doadora de sangue. Em João Pessoa, por exemplo, o Hemocentro da Paraíba é a instituição destinada à coleta.

Quem pode doar

Para doar é preciso ter entre 16 e 59 anos, pesar no mínimo 50kg e estar bem de saúde. É necessário ter se alimentado e repousado bem. A não exposição ao risco de contrair o vírus da AIDS deve ser preservada. Não deve-se inferir bebidas alcoólicas ou consumir maconha 12 horas antes.

O endereço do Hemocentro é o seguinte: Av. Dom Pedro II, 1548 – Jaguaribe, João Pessoa – PB, 58013-420. As doações acontecem de segunda e sexta-feira (7h às 17h30) e aos sábados (7h às 12h).

 

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo