Hospital nega transplante de rim a paciente que não quer se vacinar

Um homem de 38 anos da Carolina do Norte (EUA) que precisa de um transplante de rim disse que prefere morrer a ter que se vacinar contra a covid-19 — a imunização é exigida pelo hospital para que o procedimento seja realizado.

Chad Carswell está com apenas 4% de seu rim funcionando, o que o obriga a fazer diálise três vezes por semana e faz com que ele precise de um transplante com urgência.

Carswell contou à emissora WBNS que amigos e empresas locais arrecadaram dinheiro para o transplante. No hospital, ele fez exames e foi informado sobre a exigência da vacinação.

“Eles disseram ‘a última coisa que precisamos falar é sobre o seu status de vacinação’. E foi quando eu educadamente disse a ele que não havia nada para falar sobre isso, não estava em debate. E então ele me disse, ‘você vai morrer se não fizer isso’. E eu disse que estou disposto a morrer”, afirmou ele.

O hospital disse à emissora que sua política segue o padrão atual de atendimento nos Estados Unidos. Em um comunicado, eles lembraram que os pacientes têm alto risco de desenvolver casos graves de covid caso não estejam imunizados.

Carswell disse que teve covid-19 duas vezes e não acredita que precise da vacina, mesmo que isso signifique que ele não possa fazer a cirurgia. Especialistas apontam que pessoas que já se infectaram com o coronavírus também precisam receber as doses da vacina.

“Não vou mudar de ideia. Já conversei com minha família e com todos que estão perto de mim, eles sabem minha opinião e não vai ser uma situação que ocorre que eu vou escolher mudar de ideia sobre esse assunto. Não, senhor.”

O caso de Carswell não é o único nos Estados Unidos. Um hospital de Boston também negou um transplante de coração a um paciente, alegando, entre outros motivos, que ele não foi vacinado contra a covid-19.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo