Programa do Leite chega a mais 750 famílias dos bairros José Américo e Gramame

Mais 750 famílias das comunidades Gervásio Maia, localizada no bairro Gramame, e Laranjeiras, no bairro José Américo, foram contempladas com a expansão do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-Leite), na cidade de João Pessoa, executado Governo da Paraíba, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com o Governo federal. Cada família em situação de vulnerabilidade social será beneficiada com o recebimento de até 7 litros de leite por semana.

Nesta terça-feira (9), a secretária de Estado de Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, acompanhou a distribuição do leite nas duas localidades, onde conversou com a população beneficiada. Com a chegada em João Pessoa, o programa passa a atender a população de 84 municípios paraibanos, beneficiando mais de 33,2 mil famílias com a distribuição de 233 mil litros de leite semanalmente, adquiridos junto aos mais de 1.500 produtores rurais da agricultura familiar cadastrados no programa, e beneficiados por nove usinas.

No Colinas do Sul, 350 famílias das localidades de Engenho Velho, Conjunto Gervásio Maia, Conjunto 410, Colinas do Sul, Vista Alegre e Irmã Dulce, recebem o leite no Centro de Atividades e Lazer Padre Juarez Benício(Cejube). Outras 400 famílias residentes nas Comunidades Laranjeiras e Colibris, localizadas no bairro José Américo, retiram o leite na sede Social Comunitária Laranjeiras.

O PAA-Leite beneficiará um total de 4 mil famílias em João Pessoa. Inicialmente serão atendidas 20 comunidades cujos indicadores sociais precisam ser melhorados, a exemplo da deficiência nutricional. Elas integram uma rede de projetos de segurança alimentar e nutricional, atestada pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PB).
A aposentada Maria das Dores de Oliveira, mais conhecida como Baixinha (76), é uma das beneficiadas nesta etapa e falou o que representa a chegada do programa. “É uma dádiva de Deus, e fará muita diferença na minha alimentação. Agora poderei fazer uma vitamina, um mingau, papa, arroz de leite, comer com cuscuz. Com o pouco dinheiro que recebo não tinha como comprar”, comemorou a dona Maria Baixinha.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, lembrou do quão é importante poder visitar as comunidades que já estão sendo beneficiadas com o PAA-Leite na capital. “Estamos visitando hoje outras 750 famílias, do total de 4 mil, que serão beneficiadas com até 7 litros de leite por semana, proporcionando segurança alimentar e nutricional para famílias de baixa renda com acesso ao alimento de qualidade. É a mãe que nesse momento passa a ter segurança de que terá o que colocar no fogo, um alimento de qualidade para dar aos seus filhos”, afirmou a secretária.

O PAA-Leite é um programa executado pelo Governo da Paraíba, em parceria com o Governo Federal, que integra o Programa de Aquisição de Alimentos, de fomento à Agricultura Familiar, adquirindo o leite dos pequenos produtores rurais, aquecendo a dinâmica no campo e chegando às cidades oferecendo alimento de qualidade às pessoas mais vulneráveis.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo