Governo da Paraíba apresenta resultados de projetos de pesquisas realizadas pela Empaer

O Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), realiza nesta terça-feira (22), na Estação Experimental Cientista José Irineu Cabral, na localidade Jacarapé, a Mostra Tecnológica, Projetos, Pesquisas e Resultados, das 8h às 11h. Destinada às autoridades, produtores, estudantes, pesquisadores e demais interessados no setor, a Mostra tem como objetivo apresentar os resultados de pesquisas decorrentes de projetos da parceria Empaer/Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) nas áreas da fruticultura, culturas alimentares, forrageira, caprinocultura e bovinocultura.

Os nove projetos de pesquisas desenvolvidos pelos pesquisadores da Empaer são os seguintes: “Ações de pesquisa para o fortalecimento da cadeia produtiva da caprino-ovinocultura no semiárido paraibano; utilização da palma forrageira em planos nutricionais para ovinos de corte”. Este último experimento tem por objetivo avaliar o potencial da palma forrageira e de feno de capim-buffel in natura nos períodos de estiagens.

Também será apresentado o “Sistema de produção de volumosos e de palma forrageira no desempenho de vacas zebuínas em lactação; e sua utilização em dieta de matrizes bovinos leiteiros no semiárido paraibano; Estratégias nutricionais e modelos de produção de volumoso em sistemas de produção de zebuínos no semiárido”. Também são direcionadas para o “fortalecimento da produção de caprinos e ovinos no semiárido Paraibano”.

Na área de fruticultura, a pesquisa contempla a “Geração e a difusão de tecnologias para produção de abacaxi Pérola consorciado”; “Técnicas de manejo sustentável, eficiência nutricional e micro propagação in vitro de mudas frutíferas de mangaba, cajá, umbu e caju”.

Os recursos do convênio com a Fapesq contemplam o projeto de “Produção agroecológica de mudas de coqueiro verde no perímetro irrigado das várzeas de Sousa”, que contribuirá para a recuperação de uma das principais fontes de emprego e renda na região.

Outro projeto que se destaca é o de “hortaliças e de batata-doce”, para contemplar os produtores rurais com ações que buscam a geração e transferência de tecnologias sobre “uso de pó de rocha”, adubação orgânica e manejo em hortifruticultura, com benefício para os laranjais.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo