Hospital de Catolé implanta dispositivo de avaliação de serviço e elogios de usuários despontam com maior índice

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, unidade pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba, desde o mês passado conta com um instrumento de avaliação de seus serviços pela população usuária. E na primeira tabulação de resultados, os elogios à unidade se destacam com um índice de 71,6%, seguido de reclamações com 15,4%. As sugestões ficaram com 11% e com um índice de 2% aparecem as denúncias. O sistema de avaliação usado é uma ferramenta do Google, por meio da Plataforma Forms.

O diretor-geral do hospital, Fábio Cardoso, que teve a iniciativa de implantar a ouvidoria neste novo modelo de avaliação, reforça que a opinião dos pacientes é muito importante. “Ela é um excelente indicador, inclusive, para aprimoramento da nossa conduta enquanto prestadores de serviços em saúde pública. A partir das observações e avaliações de nossos usuários, nós temos uma resposta de como o serviço está chegando neles”, afirma o médico.

Para acessar o sistema de avaliação, basta que o paciente direcione o celular para um  QR Code que já o direciona para um questionário com 16 perguntas. Nele o usuário pode responder como avalia o atendimento de vários setores do hospital, a exemplo da recepção, da classificação de risco, o atendimento médico, da portaria, do maqueiro, da assistente social, da psicologia, da enfermagem, da fisioterapia, do serviço de exames, além de avaliar as instalações físicas e a higienização do ambiente. O paciente pode ainda arbitrar uma nota de zero a 10 pelo atendimento e alimentação servida no hospital. No final, o paciente clica em enviar e as respostas são tabuladas automaticamente pelo Programa, sem nenhuma interferência dos gestores que têm acesso apenas aos relatórios gerados pelo sistema.

E neste primeiro mês de avaliação o relatório apontou que 71,6% das pessoas que responderam ao questionário elogiaram o serviço e 15,4% fizeram reclamações que, segundo a direção serão devidamente encaminhadas aos setores responsáveis. As sugestões enviadas por 11% das pessoas também serão levadas em consideração, segundo Fábio, além dos 2% que fizeram denúncias. “Não vamos ficar somente na análise dos dados. Vou cobrar de minha equipe a resolução dos problemas apontados e apurar se as denúncias levantadas procedem”, reitera o diretor-geral.

E para quem não quiser usar o sistema por meio do QR Code, pode mandar um e-mail para a ouvidoria para o endereço ouvidoriaregionaldecatole@gmail.com. “A transparência nas relações entre o Estado e sociedade é uma questão muito importante e ao disponibilizar esse sistema e também o e-mail a gente está reforçando isso em nossa unidade”, finaliza o diretor-geral Fábio Cardoso.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo