Confira 6 dicas para não cometer gafes durante a ‘festa da firma’

A festa de final de ano da empresa é um momento aguardado por muitos, marcado por confraternização, celebração e retrospectiva do que passou. No entanto, especialistas em Recursos Humanos ouvidas destacam que é crucial manter certas atitudes para garantir que a experiência seja positiva e profissional.

“São momentos que comumente acompanhados de bebidas alcoólicas, comidas, muitos brindes corporativos e, normalmente, realizados fora da empresa. Apesar do ambiente que costuma ser descontraído e casual, é importante não esquecer que ali estão os seus colegas de trabalho, liderados e lideranças. Existe dia seguinte após a festa da empresa, e tudo que você fizer nela será lembrado”, destaca Priscila Nunes, Global HRBP (Human Resources Business Partner) Manager em uma fintech e fundadora da Black HR Brasil, empresa que atua na área de Recursos Humanos.

A especialista ressalta que a festa do final do ano é planejada ao longo do ano, e embora a presença seja opcional, é de bom tom participar. “A festa é uma grande oportunidade para expandir o networking. Junte-se a grupos e rodas que você não conhece, apresente-se e conheça pessoas de diferentes times, níveis e setores.”

Ela também destaca a importância de agir diante de comportamentos inadequados: “Se sentir que o comportamento de alguém cruzou a linha do respeito, acione os canais de denúncia da organização ou procure seu líder ou profissional de RH no dia seguinte”, diz Priscila.

A especialista em gestão de pessoas e negócios e fundadora da Diversidade Importa, Daniele Malafronte, também destaca a importância do networking nas festas de fim de ano. “As festas são um momento único, onde você encontrará as pessoas mais despojadas das obrigações e tensões do dia a dia. Aproveite para se aproximar de pessoas que você não tem muita oportunidade na correria do trabalho.”

Daniele encoraja a conversa sobre assuntos pessoais, histórias de vida e experiências, mas adverte: “Evite conversas negativas ou assuntos que devem ser tratados no trabalho. Não é o ambiente para falar sobre tarefas ou tomar decisões. Fora do contexto, você poderá até ser mal interpretado, portanto, seja leve.”

Ambas as especialistas destacam que a festa da empresa é uma extensão do ambiente de trabalho, e o comportamento deve refletir essa consciência. O equilíbrio entre a celebração e a postura profissional é a chave para aproveitar o evento de forma positiva e construtiva.

Veja abaixo 6 dicas das profissionais para não cometer gafes:

Tenha equilíbrio e evite excessos: Ambas as especialistas destacam que seja na bebida, comida, danças ou brincadeiras, é necessário evitar excessos. O equilíbrio e o bom senso são essenciais para evitar ser o destaque indesejado no dia seguinte, já que, apesar do clima festivo, é uma ocasião profissional.

Cuidado com solicitações profissionais: Evite discutir pendências de trabalho, pedir aumento ou promoção durante a festa. A ocasião é para celebração, não para tratar de assuntos profissionais delicados.

Atenção para atitudes inadequadas: Comportamentos inadequados podem ter consequências sérias, inclusive demissão. Evite paquerar colegas, fazer comentários inapropriados ou resolver questões profissionais de forma inadequada.

O dress code é importante: Respeite o código de vestimenta da festa. Se não houver uma regra específica, escolha um traje adequado ao ambiente profissional, ao local, horário e tipo de atividade, mesmo em clima festivo. As roupas comunicam, pense na mensagem que deseja transmitir.

Evite comentários negativos: Mantenha a leveza nas conversas, evitando falar mal da empresa, das pessoas ou fazer comparações negativas. Evite fofocas.

Interaja com os colegas: Lembre-se do propósito da festa: integração, descontração e celebração das conquistas. Mantenha um comportamento alinhado a esse propósito, interagindo de forma descontraída.

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