“Chega a ser assustador”: usuários reagem ao primeiro dia com 5G

Os cariocas receberam animados o início da tecnologia 5G, que chegou hoje o Rio de Janeiro, Florianópolis, Vitória e Palmas. As redes sociais foram inundadas por comentários sobre a nova rede móvel, seja celebrando a alta velocidade ou reclamando da falta de cobertura das operadoras.

O assistente administrativo Anderson dos Santos foi um dos que viu a conexão à internet disparar. “Chega a ser assustador como tudo flui, impressionante”, contou em entrevista, afirmando que a navegação no smartphone está “bem melhor” até que no Wi-Fi de sua casa. Ele trocou o celular recentemente para um Samsung Galaxy S21, compatível com o 5G. O uso aconteceu na região central da cidade.

Quem também testou a tecnologia no Rio foi o engenheiro de computação Anderson Munhoz, morador de Botafogo, na zona sul. Com um iPhone 13, ele resolveu testar o funcionamento das três operadoras para saber qual está oferecendo melhor sinal. “A mais estável é a TIM, em que consegui velocidade média acima de 1GB. Claro está em média 800MB, porém o sinal oscila. Já na Vivo não consegui captar o sinal da frequência nova”, relata.

O estudante Matheus Sá é outro que não demorou para avaliar a chegada do 5G. Ele, que tem um canal focado em tecnologia e usa um Galaxy S21+, rodou a cidade na manhã desta segunda-feira atrás do sinal. “Eu fui hoje testar mas, na verdade, desde ontem às 21h a TIM já tinha ativado”, conta. “Entre as que testei, a pior foi a Claro. A TIM rodou na cidade inteira. Apesar disso, as três apresentam boas velocidades, acima de 700MB”.

Mais antenas

Em 2021, o Rio de Janeiro foi a primeira capital a aprovar uma legislação específica para o 5G. A lei tratava sobre a infraestrutura tecnológica e a instalação dos equipamentos na cidade.

As regras estabelecidas durante o leilão da Anatel instituíram que as três maiores operadoras do mercado (Claro, TIM e Vivo) deveriam oferecer uma antena 5G para cada 100 mil pessoas. Assim, este número seria de aproximadamente 250 no Rio. Porém, a cidade teve 723 solicitações — quase 290% a mais que o mínimo necessário —, o que representa uma maior cobertura.

Reclamações

Mesmo assim, não foram todos os cariocas que conseguiram usufruir do 5G. Reclamações se acumulam nas redes sociais e entre os moradores ouvidos por Tilt.

A estudante Marina Farage testou a tecnologia no Leblon, na zona sul, e contou que enfrentou instabilidade na conexão. “Pega o sinal de 5G e não carrega nada. Admito que não vi muita diferença entre o 5 e o 4G”. Ela, que usa um iPhone 12, ainda chegou a testar em outros bairros da região central e na zona norte, mas sem sucesso.

Quem também reclamou foi o operador de tecnologia da informação Geraldo André. Ele comenta que até percebeu uma melhora no 4G durante a manhã, mas que o 5G não apareceu nem como opção em Madureira, na zona norte. Sua operadora é a Claro (abaixo, em posicionamento, a empresa relata que o bairro ainda não está contemplado por sua rede).

Outro relato veio do administrador Adriano de Souza Brito, morador do bairro de Coelho Neto, zona norte. Ele conta que a Vivo apresentou problemas desde a fase de implantação e, por isso, acabou trocando para a operadora TIM, que tem funcionado “perfeitamente”.

Brito participou de um teste com seu aparelho (Moto Edge lite 20 5G) na Barra da Tijuca, zona oeste, há duas semanas atrás, e lembra que “não dava para fazer nada ao mesmo tempo. Ou era ligação, ou era Whatsapp, ou era outro aplicativo”. Com a TIM, garante estar “ótimo” até agora.

Grande teste

A prova de fogo do 5G no Rio — e, mais que isso, da chegada da tecnologia ao Brasil — acontece nas próximas semanas, durante o Rock in Rio.

Em grandes eventos e aglomerações, são frequentes problemas no uso da ineternet, pelo sobrecarregamento da rede móvel. Por isso, a empresa de telecomunicações Oi instalou ao menos oito antenas na Cidade do Rock, onde é realizado o festival de música.

Tilt entrou em contato com as três empresas citadas, para questionar sobre as reclamações dos usuários. A Vivo disse que o 5G funciona apenas dentro da área de cobertura, nos bairros de: Barra da Tijuca, Botafogo, Centro, Copacabana, Flamengo, Gávea, Glória Humaitá, Ipanema, Jardim Botânico, Lagoa, Laranjeiras, Leblon, Leme, Recreio dos Bandeirantes, São Conrado e Vidigal.

Já a Claro informou que a equipe técnica não identificou nenhuma anormalidade e que a conexão está disponível nos bairros: Bangu, Botafogo, Barra da Tijuca, Campo Grande, Copacabana, Flamengo, Guaratiba, Inhaúma, Ipanema, Jacarepaguá, Lagoa, Laranjeira, Leblon, Meier, Pavuna, Recreio, São Conrado e Tijuca.

A TIM não respondeu as questionamentos, mas comunicou que oferece o 5G em “todos” os bairros/localidades do Rio: Paquetá, Freguesia (Ilha), Bancários, Galeão, Tauá, Portuguesa, Moneró, Vigário Geral, Cocotá, Jardim América, Jardim Carioca, Pavuna, Cordovil, Jardim Guanabara, Parada de Lucas, Parque Colúmbia, Praia da Bandeira, Penha Circular, Cacuia, Irajá, Anchieta, Acari, Pitangueiras, Costa Barros, Brás de Pina, Penha, Zumbi, Ribeira, Coelho Neto, Guadalupe, Parque Anchieta, Barros Filho, Vista Alegre, Ricardo de Albuquerque, Colégio, Honório Gurgel, Olaria, Vila da Penha, Maré, Vila Militar, Cidade Universitária, Rocha Miranda, Ramos, Realengo, Vila Kosmos, Marechal Hermes, Vicente de Carvalho, Paciência, Engenho da Rainha, Complexo do Alemão, Vaz Lobo, Padre Miguel, Bento Ribeiro, Turiaçú, Bonsucesso, Inhaúma, Tomás Coelho, Santíssimo, Madureira, Osvaldo Cruz, Santa Cruz, Magalhães Bastos, Senador Camará, Cavalcanti, Campo dos Afonsos, Higienópolis, Manguinhos, Engenheiro Leal, Pilares, Del Castilho, Piedade, Cascadura, Vila Valqueire, Maria da Graça, Quintino Bocaiúva, Jardim Sulacap, Campinho, Abolição, Senador Vasconcelos, Cosmos, Jacarezinho, Cachambi, Praça Seca, Benfica, Engenho de Dentro, São Cristóvão, Vasco da Gama, Inhoaíba, Todos os Santos, Jacaré, Encantado, Rocha, Méier, Gamboa, Santo Cristo, Centro, Sampaio, Riachuelo, Saúde, São Francisco Xavier, Engenho Novo, Mangueira, Tanque, Taquara, Água Santa, Lins de Vasconcelos, Freguesia (Jacarepaguá), Cidade Nova, Praça da Bandeira, Vila Isabel, Maracanã, Glória, Rio Comprido, Santa Teresa, Estácio, Tijuca, Catumbi, Grajaú, Pechincha, Andaraí, Catete, Flamengo, Laranjeiras, Guaratiba, Vargem Grande, Alto da Boa Vista, Cosme Velho, Curicica, Botafogo, Urca, Cidade de Deus, Sepetiba, Anil, Jacarepaguá, Camorim, Humaitá, Gardênia Azul, Jardim Botânico, Vargem Pequena, Copacabana, Leme, Lagoa, Itanhangá, Gávea, Barra da Tijuca, Leblon, Ipanema, São Conrado, Rocinha, Pedra de Guaratiba, Recreio dos Bandeirantes, Vidigal, Joá, Barra de Guaratiba, Grumari, Caju, Deodoro, Lapa, Campo Grande, Bangu, Gericinó, Jabour, Vila Kennedy, Ilha de Guaratiba.

Agora, já são 12 capitais brasileiras com cobertura 5G. Além das 4 contempladas hoje, a tecnologia está disponível em: Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, João Pessoa, Porto Alegre, Salvador e São Paulo.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo