DESTAQUES DO EXPRESSO: Amebas comedoras de cérebro nos EUA, Kaio Márcio se aposentou das piscinas e UFPB e UFCG estão no top 3 de projetos patenteados

No Destaques do Expresso dessa terça (29) trazemos o anúncio de que o paraibano Kaio Márcioestá se aposentando da natação. O nadador de 35 anos disse em seu Instagram: “É com muita alegria que hoje anúncio que estou deixando as piscinas e pendurando a minha sunga”.

Kaio lembrou que foi seu pai quem o ensinou a nadar e que levou o ensinamento para a vida. O nadador paraibano também agradeceu a esposa, os técnicos e treinadores pelo apoio e por sempre acreditarem nele.

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) divulgou, nessa segunda-feira (28), o ranking dos maiores depositantes de patentes em 2019. Pelo segundo ano consecutivo, a Paraíba se destacou com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no primeiro lugar, com 100 pedidos de patentes, seguida pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com 90 inscrições.

Os portfólios das tecnologias protegidas pela UFPB estão disponíveis no site da Agência de Inovação Tecnológica (Inova) da federal paraibana. Os 100 depósitos de patentes da UFPB em 2019 serão laureados, em breve, em cerimônia da Premiação de Inovação Tecnológica Professor Delby Fernandes de Medeiros, realizada pela UFPB.

A morte de um menino de seis anos vítima de uma ameba apelidada de “comedora de cérebros” por provocar uma infecção rara e fatal, desencadeou uma investigação e um alerta das autoridades no Estado americano do Texas.

Análises feitas após o caso indicam que a água está contaminada pela ameba. Autoridades locais e de cidades próximas também emitiram um alerta para que a população ferva a água antes de consumir, enquanto funcionários trabalham para desinfectar o sistema de abastecimento.

De acordo com o CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças, agência de pesquisa em saúde pública ligada ao Departamento de Saúde), a Naegleria fowleri costuma ser encontrada em lagos e rios e pode entrar no corpo pelo nariz, onde se aloja no cérebro causando o dano permanente.

Ouça:

Confira as matérias:

‘AMEBA COMEDORA DE CÉREBROS’: Morte de criança após ingestão de água contaminada leva autoridades americanas a emitir alerta contra infecção rara

‘AMEBA COMEDORA DE CÉREBROS’: Morte de criança após ingestão de água contaminada leva autoridades americanas a emitir alerta contra infecção rara

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo