Como enviar fotos para o Google Drive no seu celular Android

O Google Fotos está prestes a excluir a função de sincronizar seus arquivos no Google Drive. Mas existe um truque para contornar esta limitação. Conheça-o!

As pessoas que possuem um celular com o Android, por padrão, já têm os aplicativos do Google instalados, sendo alguns bem importantes como o Google Fotos e o Google Drive. Por sua vez, em 12 de junho, uma notícia pegou de surpresa quem gosta de manter as suas fotos nestes serviços mencionados, que deixam tudo na nuvem.

O recurso em questão a ser removido é o de sincronia entre os dois aplicativos, que, na prática, fará com que você tenha as suas fotos na nuvem apenas no Google Fotos, uma vez que armazenar imagens não é a função principal do Google Drive. A seguir, veja como continuar enviando as fotos tiradas de seu celular para o Google Drive.

Importante

Assim como foi mencionado na outra matéria do Olhar Digital, a partir de julho, o Google Fotos não fará mais a sincronia do que é removido ou colocado nele com o Google Drive, ou seja, não existe mais uma forma de sincronizar tudo entre os dois serviços. O tutorial a seguir mostra como colocar as fotos que vão para o Google Fotos também no Google Drive, mas caso queira remover um item, será necessário acessar os dois serviços, um de cada vez.

Como continuar enviando as suas fotos para o Google Drive

Para realizar a tarefa mencionada acima é necessário recorrer a um programa da Google Play, que é capaz de fazer a sincronia automática de uma pasta do Android com o serviço da nuvem do Google. Confira:

  1. Acesse a Google Play e realize o download do aplicativo FolderSync;
  2. Na tela inicial do aplicativo, toque em “Criar nova sincronização” e dê um nome para este processo;

    Reprodução

  3. Toque em “Adicionar conta” e selecione o “Google Drive” na lista;

    Reprodução

  4. Coloque um nome para a conta e toque em “Autenticar conta”;

    Reprodução

  5. Selecione a conta ser utilizada e faça o login nela. Na nova tela, conceda a permissão ao “FolderSync”;

    Reprodução

  6. Selecione a opção “Autenticar conta” e toque em “Salvar”;

    Reprodução

  7. Mais uma vez, na tela inicial do programa, toque em “Criar nova sincronização” e dê um nome para o processo;

    Reprodução

  8. Desta vez, selecione a conta que você autenticou anteriormente e toque em “Próxima”. Na próxima tela, em “Tipo de sincronização”, selecione a opção “Para a pasta remota” e toque em “Próxima”;

    Reprodução

  9. Toque em “Pasta remota” e crie uma pasta para o seu backup;

    Reprodução

  10. Com esta pasta selecionada, agora, toque em “Pasta local” e selecione o local onde o seu celular armazena as fotos tiradas com sua câmera;

    Reprodução

  11. Com as pastas já definidas, clique em “Próxima” e habilite a função de “Usar sincronização agendada”. Em nosso caso, deixamos o modo de sincronização diária. Por fim, toque em “Salvar”.

    Reprodução

Após ter feito este processo, automaticamente, este aplicativo tratará de sincronizar as fotos que estão no seu celular no Google Drive. Entretanto, caso você queira acelerar o processo de sincronização, ele também pode ser feito manualmente.

Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como manter as fotos que você tira no celular dentro do Google Drive sem depender da função do Google Fotos.

Mostre mais
Fechar