Furto de energia: Energisa recupera, em 2023, o equivalente ao abastecimento de mais 14 mil residências em 12 meses

Ações de combate ao furto de energia na Paraíba, no ano de 2023, ajudaram a recuperar mais 24.000 MWh, que eram desviados por causa de irregularidades no sistema de medição por intervenção de terceiros e ligações ilegais. Essa energia é equivalente ao consumo de mais de 14 mil residências em um período de 12 meses.

Ao longo do ano foram identificadas mais de 17 mil irregularidades por meio de análises de histórico de consumo e denúncias e, com apoio da polícia civil, foram feitas aproximadamente 40 prisões. A notificação e regularização de fraudes e furtos de energia é fundamental para a qualidade no fornecimento de energia elétrica para todos os clientes.

“Durante todo o ano de 2023, tivemos uma forte atuação junto com a Polícia Civil e esperamos para 2024 intensificar essa parceria. O furto e fraude de energia são crimes previstos em lei e trazem sérios riscos de acidentes com a população. Somente profissionais da Energisa estão autorizados a intervirem na rede elétrica”, alerta o coordenador de combate a perdas da Energisa, Miranildo Gomes.

Ainda segundo o coordenador, as ligações irregulares sobrecarregam a rede elétrica, podendo ocasionar curtos-circuitos, oscilações, interrupções no fornecimento de energia e a queima de equipamentos por conta da sobrecarga. As ligações irregulares também podem impactar a tarifa de energia elétrica que é definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“A rede elétrica é planejada para atender os clientes regulares e cadastrados nos sistemas da companhia. O furto prejudica a qualidade e a continuidade do fornecimento da energia elétrica, pois impacta diretamente na capacidade de fornecimento da rede de distribuição”, explicou Miranildo.

Quando a fraude é identificada, além da regularização e abertura do Boletim de Ocorrência, a Energisa realiza a cobrança dos valores retroativos referentes ao período da irregularidade. Os procedimentos para efetuar esta cobrança estão previstos na Resolução 1000 da Aneel. O fornecimento de energia também é interrompido como medida de segurança até que a situação seja regularizada, já que caracteriza risco iminente de danos as pessoas, bens ou ao funcionamento do sistema elétrico.

A denúncia da irregularidade pode ser realizada por meio dos canais de atendimento da Energisa. A identidade de quem denuncia é mantida em total anonimato.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo