Cardume consegue afundar catamarã que tentava dar a volta ao mundo

As autoridades marítimas da Austrália resgataram três marinheiros, na última quarta-feira (6), após receberem informações de que vários tubarões do tamanho de um charuto atacaram e afundaram um catamarã inflável no mar de Coral.

O grupo de navegação, formado por dois russos e um francês, foi retirado em segurança do oceano enquanto se dirigia para a cidade de Cairns, no norte da Austrália, vindo de Vanuatu, no Pacífico Sul, informou a Autoridade Australiana de Segurança Marítima, segundo o USA Today.

Um dos marinheiros resgatados, o russo Evgeny Kovalevsky, disse ao jornal The Guardian que os tubarões-charuto — também chamados de “cortadores de biscoito” nos EUA, por deixarem feridas perfeitamente redondas — foram os responsáveis pelo afundamento do veleiro.

De acordo com a CNN internacional, a tripulação estava tentando se tornar a primeira a circum-navegar o mundo em um barco inflável. “[Nós] não estávamos com medo de perder nossas vidas. Estávamos com medo do fim da expedição”, disse Kovalevsky, acrescentando que não foi a primeira vez que foi atacado por aquela espécie de tubarão.

Em uma postagem feita no Instagram após o resgate, o grupo escreveu que os tubarões atacaram o barco pela primeira vez na segunda-feira (4), danificaram “o balão traseiro esquerdo” do catamarã e o deixaram “completamente submerso”.

Os viajantes, porém, conseguiram viajar cerca de 160 km em estado de emergência. No dia seguinte, a embarcação foi novamente atacada por tubarões, o que fez com que ela perdesse o equilíbrio e começasse a afundar.

A tripulação, então, emitiu um alerta de socorro às embarcações próximas na madrugada de quarta-feira (6). Os marinheiros e seus pertences foram resgatados pelo navio cargueiro Dugong Ace e transportados para a costa nos arredores de Brisbane, também na Austrália. O catamarã que estava afundando foi abandonado no oceano, afirma o post no Instagram.

Nenhum ferimento foi relatado.

O que é um tubarão-charuto ou “cortador de biscoitos”?

O tubarão-charuto, ou “cortador de biscoitos”, de acordo com o Shark Research Institute, mede de 30 a 50 centímetros de comprimento, tem lábios grossos e “dentes afiados”, usados para se prender à presa, deixando para trás um ferimento do tamanho de uma cratera.

O animal alimenta-se de peixes grandes, baleias, golfinhos e agarra-se a eles antes de arrancar pedaços de carne do tamanho de biscoitos.

Além disso, o tubarão “cortador de biscoitos” geralmente vive em profundidades de até 1.000 metros e geralmente só emerge das profundezas durante a noite. Esta é a primeira vez que ele é encontrado em águas australianas.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo