Após mudança, governadores do NE realizam primeira reunião com novo ministro da Saúde

Os governadores do Nordeste participarão de reunião, por videoconferência, com o novo ministro da Saúde, Nelson Teich nesta segunda-feira (20) para tratar sobre o cenário da covid-19 na região. O encontro está previsto para as 16h.

Os gestores estaduais haviam se reunido na sexta-feira (17), quando ficou decidido que enviariam um ofício ao novo ministro solicitando a contratação temporária de médicos brasileiros formados no exterior e outro solicitando a reunião. “Queremos tratar sobre as medidas de quarentena e isolamento social”, disse a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.

Enquanto os governadores defendem a manutenção do isolamento horizontal, o presidente Jair Bolsonaro quer a sua flexibilização, com a volta do comércio e demais atividades.

No seu primeiro discurso como Ministro da Saúde, Nelson Teich falou da necessidade de flexibilização do isolamento social para possibilitar a retomada da economia no País, mas afirmou que as medidas adotadas pelo governo vão ser baseadas em ampla pesquisa sobre a doença.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, na última quarta-feira (15), que os estados e municípios têm autonomia para tomar medidas de enfrentamento ao coronavírus, incluindo o isolamento, o fechamento de comércio e a definição de serviços essenciais que têm permissão para funcionar.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo