OSUFPB faz concerto com obra do compositor Daniel Pina

A OSUFPB realiza seu décimo terceiro concerto da temporada 2019 contemplando a obra do compositor paraibano Daniel Pina. O espetáculo acontece nesta sexta-feira, 13, às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa. A entrada é gratuita e aberta para todas as idades.

Cumprindo o seu papel pedagógico para formação de plateia, a OSUFPB também toca obras de compositores da música popular, sobretudo quando se trata de artistas que compõem a cena musical paraibana. Esta é uma forma de desmistificar a música sinfônica, pondo essa formação instrumental em diálogo com expressões da cultura popular, como foi, por exemplo, o concerto para rabeca, que abriu a temporada de concertos deste ano.

Daniel Pina é o compositor escolhido para este concerto. Sendo também contrabaixista efetivo da OSUFPB, Daniel movimenta, há algum tempo, sua obra de compositor popular na cena musical paraibana, produzindo canções que navegam nas profusões audiovisuais da internet, onde interpreta canções construídas em parceria com artistas como Lucy Alves, Maria Kamila, Kevin Ndjana e o cantor e compositor Lenine.

O repertório deste concerto terá o acompanhamento das cordas da OSUFPB, executando arranjos criados por Xisto Medeiros, Uaná Barreto, Sérgio Galo, Rogério Borges e Helinho Medeiros. O espetáculo conta ainda com a participação do saxofonista Arimatéia Formiga (Teinha), da acordeonista Carol Benigno e dos cantores Val Donato e Escurinho. Ao interpretar suas canções, o compositor, que também tocará baixo elétrico, contará ainda com a participação especial de Felippe Francis, no violão, e Gilson Machado, na bateria.

Daniel Pina

Daniel Pina já iniciou sua caminhada musical dividindo o tempo entre o estudo da música erudita e popular. Atravessou a adolescência correndo das salas de concertos para os bares, vivenciando a estrutura do corpo orquestral e a espontaneidade da música popular. Após concluir o bacharelado em música na UFPB, mudou-se para Los Angeles para estudar com o renomado contrabaixista internacional Nico Abondolo. Na Califórnia, Daniel concluiu o mestrado e o artist certificate e retornou a João Pessoa para ocupar o cargo de contrabaixista da OSUFPB, onde atua desde 2016.

Com informações do CCTA da UFPB

Mostre mais
Fechar