PRF e Polícia Civil da Paraíba deflagram Operação Hircus e recuperam 80 veículos

Na Paraíba, Operação foi realizada em 11 municípios e resultou na prisão de 52 pessoas. A ação de combate a roubos e furtos de veículo foi realizada também nos Estados do Piauí e Mato Grosso. Ao todo 281 veículos foram recuperados e 166 pessoas foram detidas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) com o apoio da Polícia Civil da Paraíba realizou a Operação Hircus. A ação foi realizada simultaneamente em três estados do país, Paraíba, Piauí e Mato Grosso. Na Paraíba, a operação foi realizada entre os dias 22 a 29 de setembro em diversos municípios, sendo recuperados 80 veículos com ocorrência de roubo ou furto. A ação teve como objetivo o enfrentamento às fraudes veiculares e recuperação de veículos roubados e furtados.

A operação foi realizada nos municípios de Campina Grande, Alagoa Grande, Juarez Távora, Alagoa Nova, Catolé do Rocha, Desterro, Maturéia, Monteiro, Ingá, Itatuba e Teixeira. Durante as ações, foram detidas 52 pessoas por diversas irregularidades, 80 veículos com ocorrência de roubo e furto foram recuperados, sendo que muitos deles eram clonados. Além disso, foi realizada a apreensão de 3.730 pacotes cigarro de origem paraguaia.

A Operação Hircus foi realizada pela PRF simultaneamente nos Estados da Paraíba, Piauí e Mato Grosso. Ao todo foram recuperados 281 veículos com ocorrência de roubo ou furto e 166 pessoas foram presas pelos mais diversos tipos de crime. Está é a quinta edição da Operação realizada pela PRF.

Integração – As ações contaram com o apoio de policiais rodoviários federais de várias unidades da federação, especializados na identificação de fraudes veiculares, e de delegados, agentes, escrivães e peritos da Polícia Civil, que contribuíram com a identificação de veículos clonados e adulterados. Ao todo, a operação na Paraíba contou com a participação de mais de 100 policiais, diversas viaturas de quatro rodas e motocicletas, além de um helicóptero que auxiliou na localização de veículos que tentavam fugir das fiscalizações.

Operação Hircus – O nome Hircus refere-se a uma variedade de animais do tipo caprinos presente na região Nordeste brasileiro, denominada em latim capra aegagrus hircus. Na linguagem policial, “cabrito” é o veículo que é adulterado para esconder sua procedência ilícita, geralmente roubo ou furto.

Apenas este ano, a PRF já recuperou na Paraíba 234 veículos roubados ou furtados. Muitos desses veículos estavam clonados, utilizando placas e demais itens de identificação adulterados, com informações de veículos com as mesmas características mas sem registro de roubo ou furto. O número de veículos recuperados este ano já é superior a todo o ano de 2018, quando foram registrados 127.

A PRF alerta que aqueles motoristas que estiverem recebendo notificações de trânsito em lugares que nunca circularam devem procurar a polícia pois o seu veículo pode ter sido clonado. Outra dica importante é ter muita cautela ao comprar um veículo usado. Conhecer a procedência do automóvel, não acreditar em ofertas tentadoras e sempre realizar a transferência do veículo são algumas orientações importantes para evitar comprar um veículo roubado ou furtado.

Ascom-PRF

Mostre mais
Fechar