Comissão de deputados visita associação da PB autorizada a cultivar maconha medicinal

Três membros da Comissão Especial da Câmara dos Deputados para regulamentação de medicamentos formulados com cannabis visitaram na manhã desta segunda-feira (2) a Abrace Esperança, a única associação do país com autorização judicial para cultivar maconha para fins medicinais, em João Pessoa.

A visita técnica da Câmara Federal foi feita pelos deputados Pedro Cunha Lima (PSDB), Paulo Teixeira (PT) e Luciano Ducci (PSB). Além da visita à associação, a comissão se encontrou com os representantes da Liga Canábica, outra associação paraibana que milita pelo fim da burocracia no acesso aos medicamentos à base de cannabis para famílias de pacientes.

A Comissão Especial analisa o Projeto de Lei nº 399/15 que trata sobre a comercialização no território nacional de medicamentos que contenham extratos, substratos ou partes da planta Cannabis ativas em sua formulação. O deputado paraibano Pedro Cunha Lima defende a utilização da Cannabis para uso medicinal e autorização de plantio para pesquisas científicas.

O parlamentar destacou que a visita atende a uma necessidade de avançar o debate no Congresso, tendo em vista que tem sido pautado e discutido recorrentemente no judiciário. “A gente está falando aqui de um terapia farmacológica, uso medicinal e que a gente tem que superar essa barreira para falar de algo que requer o mínimo de humanidade, de alguém que está doente possa tomar o seu remédio”, comentou.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo