DESCANSO PRO BOLSO: Inmetro divulga os carros mais econômicos do Brasil por categoria

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) divulgou a lista de 2023 de seu Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.

Essa relação já traz modelos inéditos e novas gerações de veículos lançadas nos últimos meses, como Chevrolet Montana e o renovado Honda HR-V.

Com base nessa tabela, reuni os carros mais econômicos nas principais categorias em volume de vendas.

Os segmentos selecionados são os de hatches compactos, sedãs compactos, sedãs médios, SUVs compactos, SUVs médios, SUVs médio-grandes, picapes flex e picapes a diesel.

Com exceção das picapes a diesel, o combustível considerado nos modelos foi a gasolina – embora donos de modelos flex ainda prefiram usar o etanol em locais como o Estado de São Paulo, é o derivado do petróleo o mais utilizado na maior parte do Brasil.

Além disso, alguns veíuclos da seleção que você confere a seguir não são flex – sem possibilidade de usar etanol ou gasolina.

Por isso, considerar o derivado do petróleo facilitou a comparação. Confira os destaques.

Hatches compactos

Peugeot 208 Like - Divulgação - Divulgação

Aqui, uma surpresa. O carro mais econômico do Brasil é o Peugeot 208 Like (foto), com motor 1.0 aspirado e câmbio manual de cinco marchas.

É esse modelo que obteve a melhor marca na média entre cidade e estrada.

De acordo com o Inmetro, o 208 Like faz 14,7 km/l em ciclo urbano e 16,3 km/l no rodoviário. Nem mesmo o levíssimos Kwid e Mobi, que são de categoria inferior, conseguiram superar o bom desempenho do Peugeot.

Porém, o Chevrolet Onix 1.0 aspirado merece uma menção honrosa.

Sua média é pior que a do 208 Like, e ele faz 13,3 km/l na cidade. Porém, na estrada, é dele a melhor marca da categoria: 16,6 km/l.

Para obter essa eficiência na estrada, o Onix conta com o auxílio do câmbio manual de seis marchas, uma a mais do que o 208.

Sedãs compactos

Chevrolet Onix Plus - Divulgação - Divulgação

O Chevrolet Onix não levou a melhor entre os hatches, mas se deu bem na categoria de sedãs.

Com motor 1.0 aspirado, o Onix Plus (foto) marca nada menos que 13,6 km/l na cidade e 17,5 km/l na estrada.

O sedã da Chevrolet vai bem até com seu motor mais potente, o 1.0 turbo.

Os registros do Inmetro são de 13,4 km/l de gasolina em ciclo urbano e 16,9 km/l em rodoviário. Nos dois casos, as versões estavam com o câmbio manual de seis marchas.

Sedãs médios

Honda Civic - Divulgação - Divulgação

Até o mês passado, era difícil concorrer com o Corolla híbrido na lista do Inmetro.

Até porque o segmento tem poucos representantes: além do Toyota, os carros mais relevantes da categoria são de de marcas premium.

Alguns até têm eletrificação, com sistema híbrido leve – o motor elétrico não move as rodas, apenas auxilia o propulsor a combustão.

Mas aí chegou o novo Honda Civic (foto), e a história mudou. É fato que, agora importado da Tailândia, o modelo é bem mais caro que o Toyota. Mas, aqui, o vencedor é aquele com melhor consumo.

E a nova geração do modelo da Honda veio com a uma tecnologia híbrida mais eficiente e moderna que a do Corolla.

Civic, apenas a gasolina, faz 18,3 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada. Já o Corolla híbrido registra 17,9 e 15,4 km/l, respectivamente. Apesar dos números próximos, o Honda levou a melhor.

SUVs compactos

Fiat Pulse Drive 1.3 - Divulgação - Divulgação

Aqui, achei que fosse dar Tracker, que nas versões de entrada tem o mesmo 1.0 turbo do Onix Plus.

Cheguei a pensar também que o campeão pudesse ser novo HR-V na versão 1.5 aspirada. Nesse modelo, eu fiz o teste e obtive ótimas marcas.

Porém, o SUV mais econômico do Brasil, de acordo com o Inmetro, é o Fiat Pulse (foto) com propulsor 1.3 aspirado. Leve, e até considerado por alguns uma versão alta de um hatch, o modelo faz 12,5 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada.

Apesar da melhor média do Pulse, alguns SUVs merecem menção honrosa.

O Fastback Audace (1.0 turbo) foi o que registrou melhor consumo de gasolina na estrada, de 14,6 km/l (na cidade, são 11,9 km/l). Já o HR-V 1.5 aspirado se destaca no desempenho urbano, com 12,7 km/l (a marca rodoviária é de 13,9 km/l).

O T-Cross, por sua vez, empata com o Pulse no consumo em circuito de estrada. Mas na cidade, vai um pouco pior, com 12 km/l.

SUVs médios

Jeep Compass 4xe - Marcelo Justo/UOL - Marcelo Justo/UOL

Em categorias de modelos mais caros, os híbridos começam a ganhar espaço.

E, algo esperado, vencem quando o assunto é consumo. O número 1 aqui é o Jeep Compass 4xe (foto), que faz 26,1 km/l em ciclo urbano e 24,7 km/l no rodoviário.

Mas não podemos nos esquecer de que o Jeep híbrido, importado da Itália, custa R$ 350 mil.

Por isso, outro híbrido, o Corolla Cross, merece uma menção honrosa, pois é o mais econômico entre os modelos da categoria com preços mais realistas – em torno de R$ 200 mil. São 17,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada, marcas melhores do que a de seus principais concorrentes – Compass e Taos.

O Compass 4xe é híbrido plug-in. Já o Corolla Cross tem tecnologia igual à do sedã de mesmo nome.

SUVs médios-grandes

Caoa Chery Tiggo 8 - Guilherme Menezes/UOL - Guilherme Menezes/UOL

Esse grupo tem SUVs um pouco maiores do que os médios, mas ainda não grandes.

Entre eles há o Jeep Commander e o Caoa Chery Tiggo 8 (foto). É este último modelo que leva o título daquele que tem o melhor consumo da respectiva categoria.

versão plug-in híbrida do Tiggo 8 faz 30,3 km/l na cidade e 26,9 km/l em circuito rodoviário. O segmento tem um outro modelo híbrido, o Toyota RAV4.

Mas nesse caso, o SUV não é recarregável na tomada, como o Tiggo 8. É híbrido por regeneração. O Toyota faz 17,1 km/l em ciclo urbano e 14,7 km/l em rodovias, de acordo com o Inmetro.

Picapes flex

Fiat Strada Cabine Simples - Divulgação - Divulgação

O melhor consumo da categoria é da Fiat Strada cabine-simples com motor 1.3 aspirado e câmbio manual (foto). A picape da Fiat faz 12,9 km/l na cidade e 14,7 km/l em rodovias. O modelo com esse conjunto também leva a melhor na versão de cabine dupla, com 12,5 km/l e 14,3 km/l, respectivamente.

Mas a nova Montana merece uma menção honrosa. Mais de 20 cm maior que a Strada, registrou, em suas versões com câmbio manual e um motor 1.2 turbo mais eficiente, 12 km/l na cidade e 13,6 km/l em rodovias.

Picapes a diesel

Fiat Toro diesel - Divulgação - Divulgação

Não é surpresa que, nesse grupo, a picape mais econômica do Brasil seja a Fiat Toro (foto).

Sua versão a diesel, 4×4, faz 10,5 km/l na cidade e 13 km/l na estrada. Além de ser mais leve que os modelos construídos sobre chassi (usa base de carro de passeio), o utilitário tem um excelente câmbio automático de nove marchas para auxiliar na eficiência.

Porém, para quem precisa de uma picape mais robusta, construída sobre chassi, saiba que nesse grupo o melhor consumo é o da Toyota Hilux. O modelo faz 10,3 km/l de diesel na cidade e 11,8 km/l em circuito rodoviário.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo