Luzzco estreia exposição imersiva inédita sobre a vida e a obra de Ariano Suassuna

Antes mesmo do espaço Luzzco existir, o espetáculo imersivo sobre Ariano Suassuna já era um sonho imaginado por seus criadores. “O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso” é uma imersão nas origens e coração do poeta, dramaturgo e romancista para percorrer todos os amores que guiaram sua vida e obra” , destaca João Suassuna, neto do homenageado e um dos idealizadores do espetáculo O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso, que estreia no Luzzco, em João Pessoa, no próximo dia 14 de abril.

O projeto promete conduzir os espectadores a uma viagem pelas raízes da cultura popular brasileira e pela vida e obra de um dos maiores intelectuais do país. A exposição está dividida em cinco atos imersivos, além da introdução. Ato I: Amor pela poesia; Ato II: Amor pela sua aldeia; Ato III: Amor da vida; Ato IV: Amor que contagia e Ato V: Amor imorrível.

O início — João conta que a conversa com o CEO do Luzzco, Jader França, começou antes mesmo da inauguração do espaço físico. “Jader tinha o sonho de fazer algo relacionado ao meu avô, e eu, que vivo Ariano toda a minha vida, também desejava algo diferente de tudo o que já vi”, conta. “Ariano é uma pessoa plural e toda a sua criação artística extremamente diversificada, o maior desafio foi conseguir trazer todas as variadas facetas, é isso o que as pessoas vão encontrar”, explica João.

Conhecido por sua abordagem sensorial, O Luzzco promete uma experiência imersiva e também física. “As pessoas vão passar do riso à reflexão. Ela vai mexer com todos os sentidos: visão, audição, mas também terá paladar, olfato e tato. Os ambientes terão pílulas físicas da vida de Ariano e sua obra, algumas nunca tocadas ou vistas pela população diretamente, como o traje que ele usava e a cadeira que gostava de sentar para ler e contar suas histórias. As pessoas vão ter a oportunidade de ver esse Ariano ser humano também”, revela.

Espetáculo itinerante — O projeto começa pela capital da Paraíba, segue para Pernambuco, onde ele formou família e vai além. “Além dessas duas cidades-estado, temos a intenção de manter o caráter itinerante e rodar o Brasil, inclusive temos convites para fora do país”, conta. O objetivo desse evento vai além do entretenimento. “Queremos manter a coerência de Ariano conosco, levando adiante a sua chama imortal que nos inspira, impulsiona e encanta”, pontua.

O Luzzco se prepara para levar ao público uma experiência única que promete não apenas entreter, mas também emocionar e inspirar. “Meu avô citava Tolstoi ‘Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia’ e a aldeia que Ariano pintou durante toda a sua vida foi a Paraíba, Pernambuco, o Brasil. Sua peça mais popular, O Auto da Compadecida, foi traduzida para inglês, alemão e até polonês. Quem ler ou ver uma adaptação vai compreender porque o ser humano é um sonho independente do tempo e espaço. É muito importante a gente, como brasileiro, valorizar os nossos grandes e esse espetáculo ajuda a levar isso adiante”, completa.

Serviço:
Espetáculo O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso

Quando: dia 14 de abril

Onde: Luzzco (Rua Severino Garcia Galvão, 161, Altiplano, João Pessoa)

A exposição é recomendada para maiores de 10 anos.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo