Nesta quinta, sorteio define confrontos da primeira fase da Copa do Brasil

O começo da caminhada de 80 clubes na Copa do Brasil será definido nesta quinta-feira, na CBF. Um sorteio na sede da entidade, a partir das 14h, delineará quais serão as rotas de cada um dos participantes nas três primeiras fases da competição.

Três grandes clubes do Rio estão envolvidos desde o início do torneio. Fora da Libertadores por terem ficado na segunda metade da tabela do Brasileirão, Vasco, Fluminense e Botafogo fazem parte do pote principal do sorteio desta quinta.

É grande a chance de uma viagem longa na primeira fase – vale lembrar que sempre os times com posição inferior no ranking da CBF são mandantes na primeira fase. O pote A vai se defrontar com o pote E, do qual fazem parte, por exemplo, o Santos-AP, o Altos-PI e o São Raimundo-RR. Ao mesmo tempo, pode evitar um deslocamento grande o carioca que enfrentar o Boavista, jogo com cara de Estadual. O Rio ainda tem Bangu e Volta Redonda como representantes.

Entre os paulistas, as vagas ficam para clubes mais modestos, já que os quatro grandes estão na Libertadores: Novorizontino, Ferroviária, Ponte Preta, Santo André, XV de Piracicaba e Oeste.

A Copa do Brasil é estrategicamente interessante por causa da premiação . Em 2019, o máximo foi R$ 70 milhões. Haverá um reajuste para 2020, mas os valores exatos ainda não foram divulgados pela CBF. Para o Botafogo, sobretudo, a competição será levada ainda mais a sério, já que, diferentemente de Vasco e Fluminense, o alvinegro não está na Sul-Americana.

As datas reservadas pela CBF para os jogos da primeira fase – nos quais os visitantes têm a vantagem do empate – são 5 e 12 de fevereiro.

Vale lembrar que os oito times brasileiros classificados à Libertadores entram a partir das oitavas de final da Copa do Brasil. O mesmo vale para os campeões das Copas Verde e do Nordeste, além da Série B do Brasileirão. Ou seja, o funil para quem começa cedo na competição é bem apertado: dos 80, sobrarão cinco.

Sorteios da Copa do Brasil
CBF sorteará os confrontos iniciais nesta quinta-feira, dia 12, às 14h. A Copa do Brasil tem oito fases e em 2020 irá de 5 de fevereiro a 16 de setembro.
 POTE A                    
Cruzeiro             
Moto Club-MA
Brusque
Imperatriz-MA
Santos-AP
River-PI
Caxias
Campinense
Boavista-RJ
Altos-PI
São Raimundo-RR
X
POTE E
Atlético-MG
Botafogo
Vasco
Fluminense
Bahia
Sport
Chapecoense
Vitória
América-MG
___
POTE A
Ceará
Goiás
Atlético-GO
Ponte Preta
Paraná
Figueirense
Avaí
Paysandu
Coritiba
Juventude
X
POTE F
Manaus
Brasiliense
Ferroviária-SP
Novo Hamburgo-RS
Coruripe-AL
Bragantino-PA
Fast Clube-AM
Novorizontino-SP
Palmas-TO
União-MG
____
POTE C
CSA
Londrina
Sampaio Corrêa-MA
Criciúma
Oeste
CRB
Vila Nova-GO
Santa Cruz
Brasil de Pelotas
Luverdense-MT
X
POTE G
Galvez-AC
Bangu
Independente-PA
XV de Piracicaba
Vitória-ES
Operário-MT
Bahia de Feira
Gama
Santo André
Águia Negra-MS
_____
POTE D
Náutico
Remo
Boa Esporte
ABC
Volta Redonda
Botafogo-PB
Atlético-AC
América-RN
Operário-PR
São José-RS
X
POTE H
São Luiz-RS
Toledo-PR
Caucaia-CE
Frei Paulistano-SE
Lagarto-SE
Atlético-BA
Afogados-PE
Aquidauanense-MS
Barbalha-CE
Vilhenense-RO
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo