Decisão do STF: Lula será solto? E mais, veja repercussão na Paraíba

A apertada decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) – foram 6 votos a 5 – causou reações das mais diversas possíveis entre a classe política da Paraíba. O deputado Julian Lemos, por exemplo, criticou o julgamento favorável à prisão de acusados somente após esgotadas todas as instâncias – decisão que pode soltar Lula e mais cinco mil presos.

Já o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) comemorou a decisão e classificou como “antes tarde que nunca” o veredicto da Turma do STF.

A decisão, no entanto, tem mais impacto a nível nacional, pois além de mexer com todos os presos da Lava Jato, mostra a frágil relação entre os chefes do três poderes: Jair Bolsonaro, Dias Toffoli – que foi o voto de desempate e votou contra tudo o que prega o presidente Jair Bolsonaro -, Rodrigo Maia (Câmara) e Davi Alcolumbre (Senado).

As últimas ações de Bolsonaro podem não ter nada a ver com a decisão da maior Corte de Justiça do país, mas com certeza mexeu com o ego dos parlamentares e ministros. Num vídeo, por exemplo, que Bolsonaro compartilhou – e logo excluiu – ele se diz vítima dos dois poderes.

Mas a pergunta que mais ronda os brasileiros no momento é: Lula vai ser solto? O que sabemos é que a defesa vai pedir a libertação do petista baseado nessa decisão. No caso do tríplex do Guarujá ,Lula já foi condenado pela 13ª Vara Federal Criminal (primeira instância), pelo TRF-4 (a segunda instância) e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). No caso do sítio de Atibaia, foi condenado somente em primeira instância.

Mesmo se for solto, Lula poderá ser preso novamente, mas o que se sabe é que, se preso, a força do petista é grande, imagina solto? Vejamos as próximas decisões sobre o caso. A gente volta logo pra contar novidades.

Mostre mais
Fechar