Comunidades rurais de oito municípios da Paraíba são atendidas pela Codevasf com a instalação de módulos sanitários

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da Superintendência Regional na Paraíba, dará início à instalação de 250 módulos sanitários por desidratação ou banheiros secos destinados às famílias carentes de comunidades rurais de oito municípios paraibanos. Na ação, serão investidos R$ 3,2 milhões. A ordem de serviço foi assinada nesta semana, com previsão de início da seleção das famílias para a próxima segunda-feira (02/10) e prazo de execução de um ano.

Cerca de mil pessoas serão beneficiadas. Os municípios atendidos são: Água Branca (31 unidades), Bonito de Santa Fé (31 unidades), Catingueira (31 unidades), Casserengue (33 unidades), Lastro (31 unidades), Santa Inês (31 unidades), São José do Brejo do Cruz (31 unidades) e São Sebastião do Umbuzeiro (31 unidades).

O módulo sanitário por desidratação é uma solução sanitária não conectada à rede de esgoto e dispensa o uso de energia elétrica e de água para remoção de dejetos. O equipamento não requer instalações hidráulicas, necessitando apenas de incidência solar e ventilação natural para que ocorra o tratamento de resíduos.

Na avaliação do superintendente regional da Codevasf na Paraíba, Irlen Guimarães, o módulo é uma tecnologia alternativa para amenizar a falta de banheiro em casas situadas nas zonas rurais do Semiárido e apresenta diversos benefícios para os usuários e para o meio ambiente, além de vantagens em relação a outras soluções de saneamento básico. “Os módulos evitam a contaminação da população com resíduos, garantem dignidade a família atendida, contribuindo para o bem-estar da população mais carente”, ressalta.

O funcionamento do módulo é por meio de receptáculo em sistema carrossel e uma janela que propicia a desidratação e a redução do volume em 90% dos resíduos fecais. O descarte do resíduo fecal pode ser feito uma vez por mês pelo próprio usuário em vala rasa, bastando o usuário abrir a janela que fica fixada por meio de borboletas rosqueada na base do módulo. O tratamento da urina é por infiltração no solo.

Além dos serviços de transporte e instalação dos módulos, o contrato assinado entre a empresa fornecedora e a Codevasf prevê a capacitação dos beneficiários para garantir o uso correto e melhor aceitação por parte dos usuários.

Seleção de municípios e de famílias

A escolha das famílias beneficiadas com o módulo sanitário parte de critérios de priorização dos municípios, considerando a localização no Semiárido, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o déficit de banheiros em domicílios rurais.

Na definição dos beneficiários, é observado se as residências estão localizadas na zona rural, em áreas de escassez hídrica, com esgotamento sanitário precário e condições de pobreza e vulnerabilidade social. Tais condições podem ser atestadas com auxílio da Secretaria de Assistência Social (ou órgão similar) em cada município. Para receber o benefício, é necessária a inscrição do beneficiário no Cadastro Único para Programas Sociais — CadÚnico, além de atendimento a outros critérios relacionados ao tipo de residência, condições do terreno e outros.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo