SEGURANÇA DIGITAL: Saiba como evitar que seu Instagram seja hackeado

Quinta rede social mais popular do mundo, segundo dados oficiais divulgados pela própria plataforma, o Instagram conta, hoje, com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês – e, em apenas 5 anos, registrou um aumento de 380% em posts patrocinados, o que o torna um alvo bem atraente a ataques virtuais.

Dentre os métodos mais comuns utilizados pelos cibercriminosos estão táticas de phishing, instalação de malwares em aparelhos com o aplicativo instalado, acesso indevido de apps de terceiros (que, se conectados à solução, também a colocam em perigo) e exploração de credenciais fracas (senhas, por exemplo).

Acesso não autorizado por meio de dispositivos públicos ou também de terceiros, nos quais o usuário insere suas informações e perde o controle sobre elas, e campanhas de scam que se valem de conteúdos falsos, que, parecendo verdadeiros, redirecionam a vítima a páginas enganosas, são outras ações geralmente executadas por pessoas mal-intencionadas.

Após a conta ser comprometida, os problemas começam a aparecer, que vão desde à simples espionagem (em que o usuário não nota mudança alguma em seu perfil) até a impossibilidade de acesso e alterações significativas. Aliás cobranças de resgate e comercialização da página não são algo raro.

Por isso, separamos algumas dicas de prevenção que podem ajudar a evitar o pior. Vamos lá?

Como evitar que seu Instagram seja hackeado
  • Altere sua senha: escolha uma combinação exclusiva para o Instagram e que seja forte o suficiente para que invasores não a quebrem facilmente.
  • Ative a autenticação de dois fatores: com ela, um código extra é exigido no momento em que o usuário tentar entrar em sua conta, e criminosos sem acesso ao aparelho vinculado são barrados.
  • Restrinja contas vinculadas: basta, na seção “Segurança”, em “Aplicativos e sites”, remover qualquer atividade suspeita. Além disso, ao conferir localizações geográficas de aparelhos em que o perfil está conectado e quais dispositivos estão sendo usados, é possível fazer logout daqueles que não forem reconhecidos.
  • Verifique se seus contatos estão corretos: manter endereços de e-mail e números de telefones atualizados é essencial para que a conta permaneça sob seu controle. Além disso, ao receber avisos de alterações, não clique nos links sugeridos. Prefira conferir o que ocorreu em aba separada, na própria rede social.

Dicas minimizam riscos de invasões ao perfil do usuário.Dicas minimizam riscos de invasões ao perfil do usuário.Fonte:  Reprodução 

Fui hackeado: e agora?

Bom, neste caso, o melhor a se fazer é entrar em contato diretamente com o Instagram, o único capaz de devolver o acesso a seu perfil. Siga o passo a passo indicado pela Central de Ajuda da rede social – que exigirá uma foto sua segurando um papel em que esteja escrito à mão um código fornecido pela própria plataforma – e insira todos os detalhes possíveis.

Depois disso, você receberá instruções para recuperar sua conta e poderá, inclusive, restaurar postagens diversas deletadas em um período de até 30 dias antes. No mais, adotando as medidas acima, aproveitar seu feed será muito mais seguro.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo