Protocolo de controle do coronavírus já está em execução no Porto de Cabedelo

Já está em execução o protocolo de controle do coronavírus no Porto de Cabedelo, na Paraíba. Uma reunião foi realizada nesta terça-feira (4) para definir a atuação dos diversos órgãos envolvidos na operação de combate ao contágio viral no Estado.

Segundo a presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo, “quem irá informar se há algum tripulante com sintoma suspeito é o comandante do navio. Constatando suspeita, o prático vai a bordo, atraca o navio e a Saúde, através do Samu, vai ser responsável por retirar essa pessoa do navio e levar para um dos hospitais de referência.” O Hospital Clementino Fraga receberá os adultos com suspeita de coronavírus e o Hospital Universitário (HU) na UFPB tratará as crianças.

Em relação aos demais tripulantes, esses “ficarão sob quarentena até que saia do resultado do exame dessa pessoa que desembarcou. O navio fica impossibilitado de operar: se tiver carga para sair, não sai, se tiver carga para embarcar, não entra. Não tendo nenhuma confirmação de coronavírus, o navio terá autorização para atracar”, completou a presidente da Companhia Docas da Paraíba.

Gilmara disse ainda que o plano de contingência para o coronavírus já tem estrutura, visto que seria um tipo de atuação para qualquer tipo de epidemia, com adaptações. “Fizemos uma adaptação para incluir esse tipo de procedimento dentro do nosso plano de contingência. Já mandamos adquirir nossos EPI’s necessários. Nós já trabalhamos com a Anvisa, a Capitania dos Portos, a Polícia Federal, Receita Federal, em outros momentos.”

 

Mostre mais
Fechar