Paraibana é escolhida pela Casa Branca para comandar políticas oceânicas

Uma paraibana de Cubati, município do interior do estado, está conquistando um lugar de destaque no cenário da ciência oceânica nos Estados Unidos. Viviane Silva, formada em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi selecionada para liderar as operações de um grupo de especialistas criado pelo Governo Americano, que tem como missão oferecer orientações a um comitê da Casa Branca em questões relacionadas à ciência e políticas oceânicas.

Viviane atua como pesquisadora da Agência Americana de Oceano e Atmosfera (NOAA), que a indicou para fornecer suporte ao recém-formado Painel Consultivo de Pesquisa Oceânica do Governo Americano (Ocean Research Advisory Panel – ORAP). O ORAP é um órgão consultivo do Comitê de Política Oceânica da Casa Branca, responsável por oferecer recomendações independentes ao governo dos Estados Unidos sobre temas ligados a políticas oceânicas.

Painel Consultivo de Pesquisa Oceânica, que Viviane supervisiona, é composto por 18 representantes de diversas esferas da sociedade americana, incluindo representantes das academias nacionais de Ciência, Engenharia e Medicina, assim como indivíduos que representam perspectivas de indústrias oceânicas, governos estaduais, tribais, territoriais ou locais, e acadêmicos. Esses membros contribuem com insights em uma variedade de assuntos relacionados aos oceanos e às zonas costeiras.

A paraibana está orgulhosa de seu papel na gestão das operações diárias do Painel Consultivo e em assegurar a conformidade do grupo com as leis e regulamentos pertinentes. Para Viviane, essa conquista é resultado de um esforço contínuo que teve início quando ingressou na Universidade Federal de Campina Grande. Ela recorda que, sendo proveniente de uma cidade do interior da Paraíba e de escolas públicas, a oportunidade de cursar uma universidade federal já representou uma grande conquista em sua trajetória.

Com sua experiência em Meteorologia, Viviane trilhou um caminho de sucesso, que incluiu a conclusão do mestrado nos Estados Unidos e o ingresso na NOAA em 2005. Atualmente, ela atua no Escritório de Apoio Científico da NOAA, em Maryland.

A pesquisadora ressalta a importância de persistir nos sonhos e de buscar conhecimento e oportunidades. Ela também destaca a relevância de ser curioso e questionador, sem receio de errar ou falhar, pois essas experiências também ensinam valiosas lições. A mensagem de Viviane é clara: acredite no seu potencial, valorize suas conquistas e, acima de tudo, siga a jornada com felicidade.

Com esse feito, Viviane Silva não apenas escreve seu nome na história da ciência, mas também inspira jovens brasileiros a perseguirem seus sonhos e a contribuírem para o avanço do conhecimento em suas áreas de atuação.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo