1 DE DEZEMBRO: SES inicia campanha ‘Dezembro Vermelho’ nesta quinta

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) inicia, nesta quinta-feira (1º), às 9h, a campanha “Dezembro Vermelho”, de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). De acordo com o Banco de Dados, da SES, em 2022, o estado registrou 630 novos casos de HIV/AIDS. A maior incidência foi na faixa etária entre 20 e 49 anos, com 538 casos.

Este ano, a campanha terá como tema HIV/AIDS: o cuidado começa com a prevenção. A abertura será no Restaurante Popular Estadual, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, com a oferta de teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatites; distribuição de preservativos; conversas com a população sobre o que é o HIV, formas de prevenção e aspectos relacionados à infecção.

A ação ocorrerá, pela manhã e à tarde, simultaneamente, em todos os 10 restaurantes populares do estado. Além da Capital, estão localizados nos municípios de Santa Rita, Campina Grande, Patos, Sousa, Pombal, Cajazeiras, São Bento, Monteiro e Guarabira.

“À medida que as pessoas forem chegando para fazer suas refeições, já podem fazer os exames e sair com os resultados. Teremos uma equipe de profissionais da saúde, da própria SES, do Clementino Fraga e de ONG´s oferecendo aos usuários o que há de mais importante nessa luta contra o HIV/Aids que é a prevenção”, antecipou a Gerente Operacional de Condições Crônicas e IST da SES, Ivoneide Lucena.

Óbitos

Em 2022, foram registrados 119 óbitos na Paraíba. Os três municípios com a maior quantidade de óbitos são: João Pessoa, com 29; Santa Rita, com 14 e Campina Grande, com dez.

Programação

No próximo domingo (4), pela manhã, a campanha terá oferta dos testes rápidos, conversas e distribuição de preservativos, no Busto de Tamandaré, na praia do Cabo Branco. No mesmo local, tarde e noite, a mesma ação ocorre na Parada LGBTQIAP + de João Pessoa.

Na sexta-feira (9), pela manhã, terá testagem rápida na Igreja Evangélica (Assembleia de Deus), no Bairro dos Novais, na Avenida José Bonifácio, nº 672.

No terça-feira (13), pela manhã, terá o Seminário Integrado de Condições Crônicas da Paraíba, no Espaço Cultural, para técnicos das Gerências Regionais de Saúde, Atenção Primária e Vigilância dos 41 municípios prioritários.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo