DESEMPREGO ATINGE ATÉ PAPAIS NOÉIS: Pandemia afastou tradição natalina de shoppings

A pandemia do novo coronavírus afetou diversos setores e, com a chegada do Natal, também está gerando crise e incertezas no Polo Norte. Até este mês de outubro, nenhum Papai Noel foi contratado pelos shoppings do Rio de Janeiro como atração da data festiva. No entanto, a expectativa é que a tradição continue, só que com serviços alternativos respeitando o distanciamento social.
Segundo a Escola de Papai Noel do Brasil, 60% dos shoppings não terão Papais Noéis em seus tronos este ano, ou nem terão tronos. Em comparação aos anos anteriores, os bons velhinhos já estariam com contratos assinados no mês de outubro. De acordo com a escola, os shoppings que estão pedindo orçamentos querem os bons velhinhos de forma online, em casas de vidro ou em balões transparentes.
O Papai Noel Limachem Cherem, fundador e diretor da instituição há 27 anos, tem realizado, semanalmente, reuniões virtuais com os alunos do curso, com o objetivo de transmitir confiança no tocante aos trabalhos no período de Natal.
“Sabemos que o momento é difícil e os Papais Noéis estão preocupados. Nossas conversas semanais têm sido focadas nos cuidados com a saúde e com a segurança sanitária. Além disso, procuramos transmitir confiança quanto aos possíveis postos de trabalho em dezembro, em especial às contratações pelos shoppings, com os quais estamos negociando em busca de soluções para que os Bons Velhinhos estejam presentes nos centros comerciais”, disse Limachem.
Diante da situação atual, a Escola de Papai Noel do Brasil teve que adaptar todas as suas ações e atividades relativas ao Natal de 2020. Limachem Cherem iniciou o curso gratuito de capacitação dos bons velhinhos de forma virtual, com a finalidade de capacitar Papais Noéis das mais diversas regiões do Brasil. Durante a capacitação, os alunos terão aulas de improvisação, interpretação para vídeo, auto maquiagem, figurino, cuidados com a barba, orientação psicológica e expressão corporal.
Para participar, o candidato deve ter, em seu perfil, alguns requisitos básicos, como idade mínima de 50 anos, barbas e cabelos grisalhos, estar com a saúde 100% e, claro, gostar de crianças. O período de inscrição vai de 22 de setembro a 13 de outubro.
Um dos alunos do curso, Frédéric Mallrich, de 75 anos, confirmou que o Natal esse ano será diferente dos outros.
“Haverá diferença com certeza, só não sabemos como as coisas vão acontecer. A expectativa é que haja Papai Noel nos shoppings de forma segura.”, disse Frédéric, que é Papai Noel há 7 anos pelos shoppings do Rio.
Segundo o bom velhinho, geralmente a contratação dos Papais Noéis abrange um período de 50 dias. “Ainda não fui contratado, porém já me pediram como reserva para o shopping.”, completa Frédéric.
Assim como os Papais Noéis, as Noeletes, como são chamadas as auxiliares dos bons velhinhos, também estão desempregadas e sem previsão de contrato com os shoppings.
Natal nos shoppings 
O clima de Natal chega ao NorteShopping no dia 5 de novembro e o Papai Noel vai marcar presença virtualmente com o público.
“Diante da nova realidade apresentada ao longo de 2020, o Natal do NorteShopping como um todo seguirá a tendência digital, desde a compra de presentes via aplicativo, passando pela decoração contemplativa, até a interação virtual com o Papai Noel”, explica Luiz Muniz, superintendente do NorteShopping.
Os clientes do Plaza Shopping Niterói também vão ter a oportunidade de ver um Papai Noel digital, em que o público poderá interagir com ele através de um telão.
“Nós nos adaptamos e estamos nos reinventado nesse período, mas com um único intuito: proporcionar um Natal mágico, lúdico e principalmente com segurança. Além disso, apresentamos cada vez mais estratégias, no qual incentivamos a adesão e o engajamento de todos no nosso projeto de transformação digital. Nosso objetivo é manter a magia do natal no período de afastamento social conforme a determinação da Prefeitura Municipal De Niterói, o Plaza segue com todos os procedimentos e medidas de prevenção”, explica Aline Piubel, gerente de marketing do Plaza Shopping Niterói.
A assessoria dos shoppings BarraShopping e VillageMall informou que não sabe como será o Natal nos estabelecimento este ano.
Os shoppings da rede Aliansce Sonae, que abrange o Bangu Shopping, Boulevard Shopping Campos, Carioca Shopping, Caxias Shopping, Shopping Grande Rio, Shopping Leblon, Via Parque Shopping, Passeio Shopping, Pátio Alcântara, Recreio Shopping, Santa Cruz Shopping e São Gonçalo Shopping, ainda estão avaliando a organização das festividades natalinas deste ano.
Cuidado ao visitar o Papai Noel
Neste momento de pandemia da covid-19, o distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel são recomendáveis até para o visitar o bom velhinho nos shoppings. O Infectologista Alberto Chebabo indica que crianças não devam entrar em contato com os Papais Noéis, reforçando a ideia do modo virtual na tradição natalina.
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo