Governo Bolsonaro não deve pagar 13º do Bolsa Família em 2020

O pagamento do 13º salário do Bolsa Família em 2020 não é um tema que está em debate no governo de Jair Bolsonaro. Ao argumentar contra a parcela extra do benefício, técnicos da equipe econômica e assessores do presidente afirmam que o auxílio emergencial pago durante a pandemia do coronavírus equivaleria a um 14º e 15º salário do programa social.

“As pessoas receberam pelo menos R$ 600 durante cinco meses. Esse valor é bem superior ao Bolsa Família e equivaleria a um 14º e a um 15º. Se pagarmos um 13º para beneficiários do Bolsa Família, também teremos que pagar para quem recebe o auxílio emergencial? Não está claro. Mas essa decisão é política e depende do presidente Bolsonaro. Mas não há debates sobre isso no governo”, disse um técnico da equipe econômica.

Assessores de Bolsonaro também afirmaram à reportagem que o pagamento não é debatido pelo Planalto e pelas assessorias jurídicas da Casa Civil e da Secretaria-Geral da Presidência da República.

O auxílio emergencial foi pago em um contexto onde trabalhadores informais e desempregados não tinham como conseguir emprego por conta da pandemia e do isolamento social. O Bolsa Família, por sua vez, atende permanentemente as famílias que vivem em situação de pobreza e de extrema pobreza no país.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo