Rio de Janeiro estuda desobrigar uso de máscara após festas de carnaval

A cidade do Rio de Janeiro estuda desobrigar o uso de máscaras contra a covid-19 em lugares abertos mesmo após as festas privadas de Carnaval e os blocos clandestinos.

A medida será discutida pelo Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 na próxima segunda-feira (7) e o cenário epidemiológico na cidade do Rio será levado em consideração.

Neste ano, a Prefeitura do Rio autorizou só festas e blocos em locais fechados, alegando que assim é possível controlar a entrada por meio do passaporte vacinal ou testes. A medida também foi adotada em outras cidades, como São Paulo.

O aval para festas privadas foi amplamente criticada nas redes sociais. Nas ruas, agentes da Prefeitura do Rio dispersaram ao menos quatro blocos clandestinos até o dia 28 de fevereiro.

Uso obrigatório de máscaras deve cair em março

O médico sanitarista Gonzalo Vecina afirmou que os governos poderiam desobrigar o uso de máscara em março e que poderíamos sair de uma pandemia para uma endemia.

Uma pandemia acaba quando os suscetíveis acabam. Quando a maioria das pessoas tiver a doença, não tem mais quem ter a doença. Provavelmente no início de março, se não tivermos nova variante.

Uma doença endêmica é aquela que se manifesta com frequência em determinadas regiões, geralmente provocada por circunstâncias ou causas locais. Ou seja, a população convive constantemente com a doença.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo