Professores da UFPB realizam paralisação nesta quinta-feira para protestar contra nomeação do reitor

Os professores da UFPB realizam nesta quinta-feira (26/11) um dia de paralisação contra a intervenção e em defesa da autonomia universitária. Como estratégia de mobilização e conscientização, será realizada uma grande aula pública virtual, com transmissão pelo canal da ADUFPB no YouTube (www.youtube.com/ADUFPB).

A atividade terá 12 horas de duração, começando às 9h e se encerrando às 21h. Durante esse período, haverá exibição de palestras no formato de lives, documentários, fotografias e apresentações musicais gravadas.

As palestras vão ocorrer em três horários. Às 9h, será apresentado o tema “A intervenção da UFPB e suas implicações jurídicas”; às 15h, haverá palestra sobre “A importância da Democracia e da Autonomia como condições da universidade”, e às 19h, o debate será em torno da “Resistência e luta contra a intervenção na UFPB”.

Tanto a paralisação quanto a aula pública foram deliberações da última assembleia docente, realizada no dia 20 de novembro. Elas fazem parte do conjunto de ações e atividades que estão sendo desenvolvidas na UFPB contra a intervenção do governo Bolsonaro na administração da universidade, desrespeitando o resultado da consulta pública ocorrida em agosto e da votação do Colégio Eleitoral.

Outras atividades

Além da aula pública organizadas pela ADUFPB, outras atividades estão programadas para esta quarta-feira, dentro da mobilização dos professores contra a intervenção. Uma delas é o 2º Encontro Virtual Diálogos Fundamentais – Contra a intervenção na UFPB, realizado pelo Departamento de Fundamentação em Educação (CE).

O debate está marcado para 15h e abordará o tema “Diálogos sobre a autonomia universitária em tempos de ofensiva neoconservadora”, com os professores Rhoberta Araújo (DHP/CE) e Daniel Antiquera (DRI/CCSA). O acesso será feito pelo link meet.google.com/awq-xdai-krjx.

Outra atividade que está marcada para o dia de paralisação e mobilização é o Círculo de Leituras contra a Intervenção, que será transmitido pelo canal de YouTube do International Gramsci Society do Brasil (IGS Brasil).

A aula também começará às 15h, com o professor Marcos Del Roio, titular em Ciências Políticas na Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp e presidente da International Gramsci Society Brasil de 2017 a 2019. Ele irá abordar o tema “Hegemonia e Subalternidade nos cadernos do cárcere”. Para assistir, basta acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=XK5R4Ilscbc&feature=youtu.be.

O que está acontecendo na UFPB

Foram escolhidas pela comunidade universitária para os cargos de reitora e vice-reitora as professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, respectivamente. No Colégio Eleitoral, as componentes da chapa 2 receberam 47 votos. Já a chapa 1, segundo lugar na consulta, obteve 45 votos. A chapa 3, que ficou na última posição na consulta eleitoral, não recebeu nenhum voto dos membros do colégio eleitoral, mesmo assim seus integrantes foram nomeados pelo presidente Jair Bolsonaro como reitor e vice-reitora da universidade no dia 5 de novembro.

O ataque à autonomia universitária não ocorre apenas na UFPB. Outras 15 instituições federais de ensino do país também passam por processos de intervenção. Professores, técnicos-administrativos e estudantes dessas instituições estão buscando unir forças para denunciar o autoritarismo e impedir a continuidade do projeto de destruição da educação pública federal brasileira que vem sendo implantado pelo novo governo.

AGENDE-SE

Aula pública virtual contra a intervenção na UFPB

Atividade com palestras e exibição de documentários, fotografias e apresentações musicais gravadas

Horário: das 9h às 21h. Veja abaixo os horários das palestras

– 9h – A intervenção da UFPB e suas implicações jurídicas

– 15h – A importância da Democracia e da Autonomia como condições da universidade

– 19h – Resistência e luta contra a intervenção na UFPB

Transmissão: www.youtube.com/ADUFPB

Veja os palestrantes:

MANHÃ
– Iranice Gonçalves Muniz – Pós-Doutora em Direito pela Universidade Federal da Paraíba, doutora em Direito Público (Constitucional) pela Universitat Pompeu Fabra, Barcelona, professora do CCHSA e diretora da secretaria-adjunta da ADUFPB em Bananeiras

– Gustavo Barbosa – Doutor em Teoria Dogmática do Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, professor do Departamento de Direito da UFPB, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas e membro da Comissão de Direitos Humanos da UFPB.

Mediador:
– Fernando Cunha – Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, professor do Departamento de Educação Física da UFPB e presidente da ADUFPB

TARDE
– Rosa Godoy – professora aposentada da UFPB, pro-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa do Reitorado de Neroaldo Pontes,
membro do corpo docente do pós-graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da UFPB.

– Rubens Pinto Lyra – Advogado, sociólogo, professor aposentado da UFPB, professor voluntário dos Programas de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas e em Sociologia Públicas e Pesquisador do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos, ambos da UFPB

– Jaldes Reis de Meneses – Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFPB

Mediador
– Ricardo Lucena – Doutor em Estudos do Lazer pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professor do Departamento de Fundamentação da Educação da UFPB

NOITE
– Cida Ramos – Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professora do Departamento de Serviço Social da UFPB e deputada estadual

– Maria Luiza Pereira de Alencar Mayer – Doutora em Ciências Jurídico-Econômicas pela Universidade de Coimbra, Portugal, professora do Centro de Ciências Jurídicas e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas (PPGCJ) da UFPB

– José Henrique Artigas de Godoy – Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), é professor associado do Departamento de Ciências Sociais (DCS) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais da UFPB (PPGCPRI)

Mediadora:
– Norma Macedo – Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e professora do Departamento de Comunicação da UFPB

—————————–

II Encontro Virtual Diálogos Fundamentais – Contra a intervenção na UFPB

Tema: “Diálogos sobre a autonomia universitária em tempos de ofensiva neoconservadora”

Horário: 15h

Debatedores:

– Rhoberta Araújo (DHP/CE)

– Daniel Antiquera (DRI/CCSA)

Link de acesso: meet.google.com/awq-xdai-krjx

——————————

Círculo de Leituras contra a Intervenção

Tema: Hegemonia e Subalternidade nos cadernos do cárcere”

Horário: 15h

Palestrante: Marcos Del Roio – professor titular em Ciências Políticas  de Filosofia e Ciências da Unesp, presidente da International Gramsci Society Brasil (2017-2019)

Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=XK5R4Ilscbc&feature=youtu.be

Assessoria

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo