Justiça decreta prisão de Ricardo Coutinho e mais 16 dentro da sétima fase da Calvário

O ex-governador Ricardo Coutinho foi alvo de mandado de prisão preventiva nesta terça-feira (17) pela Polícia Federal. Além dele, também tiveram a prisão decretada a deputada Estela Bezerra, a prefeita do Conde, Márcia Lucena, Waldson de Souza, Gilberto Carneiro, Cláudia Veras, Coriolano Coutinho, Bruno Miguel Teixeira, José Arthur, Breno Dorneles, Francisco das Chagas, Denise Krummenauer, David Clemente, Márcio Nogueira, Valdemar Ábila, Vladimir dos Santos Neiva e Hilario Ananias. Até o momento, a PF não havia conseguido prender Ricardo.

Os 17 mandados foram emitidos em decisão proferida pelo desembargador Ricardo Vital no âmbito da sétima fase da Operação Calvário – intitulada de Juízo Final. Confira o documento:

Juízo Final

A ação tem por objetivo investigar a atuação de organização criminosa por meio da contratação fraudulenta de Organizações Sociais (OS) para gerir os serviços essenciais da saúde e da educação no Estado da Paraíba.

Este trabalho conjunto representa a sétima fase da Operação Calvário e o aprofundamento das investigações demonstrou que os recursos públicos repassados às Organizações Sociais contratadas pelo Governo da Paraíba para gerir as unidades estaduais de saúde e de educação, eram, em parte, desviados em favor dos integrantes da Organização Criminosa.

Os levantamentos apontaram que, no período de 2011 a 2019, somente em favor das OS contratadas para gerir os serviços essenciais da Saúde e da Educação, o Governo da Paraíba empenhou 2,4 bilhões de reais, tendo pago mais de 2,1 bilhões, sendo que destes, 70 milhões de reais teriam sido desviados para o pagamento de propina aos integrantes da Organização Criminosa.

Na área da saúde, as irregularidades eram executadas notadamente por meio de direcionamento de contratos de prestação de serviços, aquisição de materiais e equipamentos para as unidades hospitalares junto a empresas integrantes do esquema e indicação de profissionais para trabalharem nas unidades de saúde.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo