ALIMENTO COMPLETO: Secretaria Municipal de Saúde reforça importância da doação de leite materno

O leite materno é o alimento mais completo para o bebê. Rico em água, proteínas, lipídios, glicídios, vitaminas e minerais, é perfeito para o recém-nascido, pois contém todos os nutrientes necessários ao bebê para um desenvolvimento saudável. Mas, muitas mães não conseguem produzir o alimento para o seu bebê, sobretudo, os que nascem prematuros. Para suprir essa necessidade, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dispõe do Banco de Leite Humano, Zilda Arns, localizado no Instituto Cândido Vargas (ICV).

Com a chegada do final de ano, a SMS reforça a importância da doação de leite materno para abastecer os estoques do Banco de Leite e assim nutrir os bebês prematuros internos na maternidade, na ala do método canguru.

“O final do ano e período de férias sempre gera uma baixa no nosso estoque, uma vez que as mulheres doam pouco. Neste ano, tivemos a pandemia causada pelo coronavírus, que diminuiu ainda mais nossos estoques. No momento, temos uma reserva considerável, mas, por dia, os bebês que atendemos consomem cerca de 3 litros de leite, então, precisamos estar preparados e abastecidos, já que essa é uma necessidade diária. As mulheres até param de doar, mas os bebês não param de nascer”, reforça Danielle Maciel, coordenadora do Banco de Leite Zilda Arns.

Mesmo durante a pandemia, o Banco de Leite Zilda Arns continua realizando as atividades, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem intervalo para almoço, e com reforço das práticas de higiene durante coleta e transporte do leite materno, seguindo as orientações da Vigilância Sanitária e da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH-BR).

A doação segue as mesmas orientações e a mãe doadora deve estar saudável, sem nenhum processo gripal, doença infectocontagiosa, nem ter tomado medicamento de uso contínuo, como psicotrópicos. As interessadas devem ligar no 3214-1390 ou contato via WhatsApp 98795-8192 e fazer o cadastro e/ou agendamento.

Para coletar o leite, é preciso lavar as mãos com água e sabão, usar touca e máscara, e coletar o leite em um frasco esterilizado. O Banco de Leite Zilda Arns possibilita a doação em domicílio, realizada por uma técnica de enfermagem. “A profissional que irá fazer a coleta utiliza todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) e a doadora recebe um kit com os recipientes de vidro e tampa de plástico esterilizados, máscara e gorro, para coletar o leite. Após a coleta, o vidro é higienizado com álcool à 70% e armazenado em uma caixa térmica”, explica Danielle Maciel.

Doação de recipientes – Além da doação de leite humano, o banco de leite municipal também solicita a doação de frascos adequados ao armazenamento de leite materno. O recipiente pode ser deixado diretamente no Banco de Leite ou nos serviços da rede municipal de saúde, como Unidades de Saúde da Família e Distritos Sanitários.

O recipiente precisa ser de vidro e com tampa de plástico, como os utilizados em embalagens de café solúvel ou maionese, e será utilizado tanto na montagem dos kits de doação do leite materno que são enviados às doadoras, como para pasteurizar os leites e armazenar o leite pasteurizado. Todos os frascos doados são lavados e esterilizados antes de utilizados.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo