ATAQUE HACKER: Criminosos impõe condições para devolver sites do Ministério da Saúde e do Conecte SUS

O site do Ministério da Saúde, o aplicativo e a página do ConecteSUS – plataforma que mostra comprovantes de vacinação contra a Covid-19 – foram invadidos por hackers na madrugada desta sexta-feira (10).

1) Quais páginas foram invadidas?
O site do Ministério da Saúde, o site do ConecteSUS e o aplicativo do ConecteSUS. Esses dois últimos mostram os comprovantes de vacinação contra a Covid-19.

2) Quais dados desapareceram?
Os dados de vacinação contra a Covid-19 sumiram.

O aplicativo do ConecteSUS mostra, além da vacinação contra a Covid, outras informações, como agendamento de consultas, exames e retirada de medicamentos. Até onde se sabe, o acesso a esses dados continua normal.

3) Quem atacou os sites?
O “Lapsus$ Group” assumiu a autoria do ataque cibernético. Na madrugada, os sites do Ministério da Saúde e do ConecteSUS tinham a mensagem “nos contate caso queiram o retorno dos dados”.  Mais tarde, as mensagens sumiram, mas as páginas seguem fora do ar.

4) Como vou comprovar a vacinação contra a Covid-19 sem o ConecteSUS?
Você pode levar o seu comprovante de vacinação físico para provar que recebeu a vacina. É aquele papel que você recebeu ao se vacinar. Lembre de ter em mãos a comprovação das duas (ou três) doses ou da dose única.

Alguns estados e municípios também têm os dados de vacinação em sites locais. Consulte para ver o que está disponível onde você mora.

5. Quando o ConecteSUS e o site do Ministério da Saúde vão voltar a funcionar?
Ainda não se sabe. O ministério ainda não se pronunciou sobre o assunto.

6. Os dados de vacinação serão recuperados?
Também não se sabe. Ao assumir a autoria do ataque, o grupo “Lapsus$ Group” escreveu “nos contate caso queiram o retorno dos dados”.

  • 7. Outras páginas de vacinação saíram do ar?
    O site da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza que informa as datas de agendamento e os dados de vacinação contra a Covid-19 também está fora do ar. Não se sabe se a falha tem relação com as páginas do Ministério da Saúde.

A plataforma do estado do Ceará, por outro lado, está funcionando normalmente.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo