Carro elétrico de luxo é achado em favela ligado a ‘gato’ de energia

Uma operação do COE (Comando de Operações Especiais) do Rio de Janeiro encontrou carros de luxo roubados na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha. Foram recuperados um Volvo C40 Recharge, um BMW X1 e um quadriciclo, de acordo com a Polícia Militar do estado.

Além da presença de veículos de luxo na comunidade, chamou a atenção na operação o fato de o C40, elétrico, ter sido encontrado sendo carregado em um wallbox ligado a instalação clandestina de energia.

A Polícia Civil do estado diz que “os veículos apreendidos foram encaminhados para a DRFA (Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis) e que as investigações estão em andamento”.

O Volvo é 2022, com placas de São Paulo, e é avaliado em R$ 401,5 mil. Ele é 100% elétrico e tem 408 cv de potência extraídos de dois motores. Um fica no eixo dianteiro e outro no traseiro, ou seja, é um 4×4. Eles são alimentados por uma bateria de íon de lítio de 78 kWh.

Pode chegar a 100 km/h em apenas 4,7 segundos e é carregado em 28 minutos em uma carga rápida, que preenche 80% das baterias. Todo carregado, o SUV pode andar até 247 km, segundo a marca.

O carro é vendido em versão única equipado com teto solar panorâmico, assistente Google integrado à central multimídia, sistemas de condução semi-autonoma, painel digital e rodas de 20″.

A Volvo diz que “sempre orienta a instalação de um DR e um DPS (interruptor diferencial residual e dispositivo de proteção contra surtos), seja um wallbox ou uma tomada industrial. Em nota, informa que o carro e o carregador original possuem sistemas de segurança como relés e fusíveis que protegem o sistema”.

“Porém, caso uma eventualidade aconteça, não é passível de garantia, pois é considerado como agente externo”, afirma, citando caso da instalação adaptada na Vila Cruzeiro.

No vídeo que roda pelas redes sociais é possível também ver que um BMW X1 também foi apreendido, mas não se trata de um híbrido ou elétrico.

Em nota, a marca diz que nenhum carro da marca estava sendo recarregado no local, mas ressaltou que “o carregamento de veículos elétricos deve ser feito em aparelhos homologados pelo fabricante, sejam eles do tipo wallbox, portátil ou público e sempre em rede elétrica apropriada”.

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