‘AVIÃO SAIU PARA BUSCAR’: Ministro da Saúde afirma que vacinação contra covid-19 começa esse mês

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou, na manhã desta quarta-feira (13), que a vacinação contra covid-19 começa em janeiro no Brasil em todos os estados, ao mesmo tempo, inclusive em Manaus.

Segundo Pazuello, o governo irá enviar um avião para pegar 2 milhões de doses prontas que serão entregues pelo Instituto Serum, na Índia, um dos centros vinculados à AstraZeneca para produção da vacina de Oxford.

“Hoje decola o avião para buscar os 2 milhões de doses na Índia”, afirmou o ministro.

Inicialmente, a previsão do Ministério da Saúde é que a campanha começasse no dia 20 de janeiro.

No entanto, pressionado pela demora na definição do início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil, Pazuello afirmou na segunda (11) que a vacinação começaria “no dia D e na hora H”.

“Nós temos duas vacinas para janeiro muito promissoras. São 8 milhões de doses já em janeiro. Quando a Anvisa concluir sua análise, três, quatro dias depois estaremos distribuindo a vacina”, disse.

A expectativa é que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprove no domingo (17) o uso emergencial das vacinas de Oxford/AstraZeneca, desenvolvida no Brasil pela Fiocruz, e da Coronavac, do Instituto Butantã.

No pronunciamento de hoje, o ministro também fez um balanço das ações de enfrentamento à covid-19 em Manaus.

Mostre mais
Fechar