DESAFIO HUMANO: Reino Unido aprova teste que vai infectar com coronavírus jovens saudáveis

Experimento chamado de "desafio humano" quer entender como o vírus afeta as pessoas. Estudo será feito com 90 voluntários de 18 a 30 anos.

O primeiro estudo de “desafio humano” da Covid-19 começará nas próximas no Reino Unido, anunciou o governo nesta quarta-feira (17). No teste, os voluntários jovens e saudáveis são infectados deliberadamente com o coronavírus.

Os pesquisadores querem entender como o vírus afeta as pessoas. Para isso, o estudo será feito com 90 voluntários de 18 a 30 anos. Eles serão expostos ao coronavírus em um ambiente seguro e controlado.

“Esses estudos ajudarão a acelerar o conhecimento dos cientistas sobre como o coronavírus afeta as pessoas e pode, eventualmente, promover o rápido desenvolvimento de vacinas”, explicou o secretário de negócios Kwasi Kawarteng.

O desafio, coordenado pelo Imperial College de Londres, está previsto para começar em janeiro. Noventa voluntários, entre 18 e 30 anos, vão receber uma das vacinas que os testes considerem seguras; entenda.

Os voluntários serão expostos à versão “original” do coronavírus, e não às variantes mais contagiosas que surgiram recentemente. Médicos e cientistas irão monitorar de perto o efeito do vírus em voluntários e estarão disponíveis para cuidar deles 24 horas por dia.

O ensaio tentará avaliar a menor quantidade de vírus necessária para causar uma infecção, com o objetivo de desenvolver vacinas e tratamentos para a doença. “Nosso objetivo final é estabelecer quais vacinas e tratamentos funcionam melhor no combate a essa doença, mas precisamos de voluntários para nos apoiar nesse trabalho”, disse o investigador-chefe do Imperial College London, Chris Chiu.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo