COMPRAS ESQUENTAM: Cerca de 61% dos paraibanos pretendem presentear na data

A data que marca o nascimento de Cristo também é marcada por um período de presentear quem amamos. E, neste Natal, 60,96% dos paraibanos pretendem dar presentes. Mesmo em um ano de pandemia, os consumidores mantêm o desejo de fazer as compras neste que é o período mais significativo para o comércio. A Pesquisa de Intenção de Compras para as Festas de Fim de Ano 2020 foi realizada pelo Instituto de Planejamento, Estatística e Desenvolvimento da Paraíba (INPES) da Fecomércio Paraíba.

O Presidente da Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros, estima um final de ano promissor para as vendas. “O Natal é o período que mais gera vendas para o setor de comércio de bens e serviços. E, em decorrência do bom desempenho do varejo nos últimos meses, a expectativa é que as vendas de Natal aumentem superando as praticadas no ano passado. Além disso, já com o início do pagamento do 13º salário, nós vamos ter um movimento maior no comércio de João Pessoa, Campina Grande, do Sertão, do Brejo e em toda a Paraíba. O comércio está preparado com uma variedade muito grande de estoque”, destacou.

Para este ano, os que mais receberão presentes serão os filhos, indicados por 58,48% dos consumidores, seguidos pelos namorados ou cônjuge (42,11%), mãe (23,39%) e pai (14,04%). Também têm aqueles que vão realizar compras pessoais (48,77%).

Produtos, gastos e formas de pagamento

Mais uma vez, as peças de vestuário e os calçados ficaram como as principais opções de presente, citados por 71,92% e 29,06% dos entrevistados. Os brinquedos aparecem em terceiro lugar com 19,21%. Em seguida aparecem eletrodomésticos e eletroeletrônicos (13,30%). Desta categoria os mais citados foram os smartphone/celular (29,63%), geladeira e tablet (18,52% cada) e televisor e liquidificador (7,41% cada). Em média, o gasto com presentes de fim de ano deve ficar em torno de R$229,51, por consumidor, uma retração de 17,90% em comparação ao ano passado. A maioria dos entrevistados (36,95%) pretende gastar entre R$101 e R$250 com as compras, enquanto 20,69% dos consumidores afirmaram que darão presentes em torno de R$100. Apenas 1,48% do total pretende gastar acima de R$800. E em relação à forma de pagamento, a preferência dos consumidores é o pagamento à vista, citado por 51,72%. Destes, 73,05% vai utilizar o dinheiro em espécie, contudo esta opção está ligada aos descontos que serão oferecidos. O pagamento a prazo foi citado por 47,78%, e a maioria (92,78%) utilizará o cartão de crédito. Em média, os que usarão o cartão de crédito vão parcelar as compras em cinco pagamentos.

Local e período de compras e situação financeira

A pandemia do Covid-19 alterou a tendência em relação aos locais de compras que eram mais citados nos anos anteriores. Em 2020, as lojas localizadas no Centro de João Pessoa foram as que obtiveram as maiores citações (55,67%). O segundo local mais apontado foram os shoppings centers (45,81%) que, apesar do bom resultado, teve uma redução de 18,98p.p. na comparação com o ano anterior. Por outro lado, as compras via internet foram citadas por 29,56% dos entrevistados, representando alta de 15,95 p.p. Como os respondentes podiam informar mais de um local, o total ultrapassa os 100%.

A maioria dos consumidores realizará suas compras em dezembro, sendo 45,81% no início e 17,24% na semana do Natal. Esse grupo afirma que deixará as compras para uma data mais próxima da data na expectativa que aumentem as promoções. Já 33,99%, que buscam lojas mais vazias, realizarão as compras ainda no mês de novembro ou antes, também por já aproveitarem a Black Friday. Por outro lado, 2,96% de respondentes vão aguardar as liquidações que normalmente acontecem em janeiro para realizarem as compras.

13º salário

A pesquisa procurou saber o destino que os consumidores darão ao 13º salário: 43,01% pretende reservar parte para poupar/economizar; 34,41% vai usar o 13º para pagar dívidas; e 32,80% usará para realizar as compras natalinas. Como é possível a utilização do 13º para diferentes fins, o somatório das respostas ultrapassa os 100%.

Perfil do consumidor

A maioria dos consumidores respondentes é do sexo feminino (57,66%). Em relação ao estado civil, os casados ou em regime de união estável (44,75%) aparecem em maioria, seguidos pelos solteiros com 41,14%. Os entrevistados têm, em sua maioria, mais de 51 anos (19,22%), seguidos por aqueles com idades entre 21 e 26 anos (16,82%). A maior parte dos entrevistados possui Ensino Médio completo (40,54%), seguidos pelos que possuem superior completo (27,93%) e superior incompleto (10,21%).

No que diz respeito à faixa de renda, os que recebem entre um e dois salários mínimos aparecem na frente, com 27,03% do total. O menor número de entrevistados tem renda maior que sete salários mínimos (5,11%). A maior parte dos entrevistados trabalha em empresas privadas (33,33%), seguidos pelos autônomos/profissional liberal (22,82%). Um percentual de 7,21% de respondente afirmou estar desempregado.

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