CONSCIENTIZAÇÃO: Prefeitura de Santa Rita lança semana de educação no trânsito, nesta terça

Começa nesta terça-feira (22) uma campanha de conscientização de trânsito em Santa Rita, desenvolvida pela Superintendência de Mobilidade Urbana do município (Semob), com o apoio da Secretaria de Saúde. A iniciativa foi motivada pelos constantes acidentes envolvendo carros e motos na cidade e que poderiam ter sido evitados com obediência dos usuários às leis de trânsito.

Conforme explica o coronel Morais, superintendente da Semob, muitas dessas ocorrências têm gerado mortes ou lesões gravíssimas e não aconteceriam se os condutores estivessem usando capacete ou cinto de segurança. Ele ressalta que essas, inclusive, são as infrações mais comuns no município e, por isso, serão o foco da campanha, que será lançada na Praça Getúlio Vargas, centro da cidade, com apoio de outras secretarias municipais e também do comando de trânsito da Polícia Militar da Paraíba.

Além do não uso de capacete e cinto de segurança, as infrações de maior incidência em Santa Rita são parar em fila dupla, não respeitar estacionamento exclusivo (vaga de idoso, praça de táxi, carga e descarga, meio fio rebaixado, rampa de acessibilidade), transitar pela contramão e com lotação excedente.

“Queremos trazer à tona, tanto para condutores quanto para pedestres, que é necessário se conscientizar e cumprir as normas do Código Brasileiro de Trânsito. Só assim poderemos ter um trânsito mais organizado e mais seguro”, pontuou o coronel.

O secretário de Saúde Luciano Carneiro também endossa a proposta educativa, realçando que o sistema municipal tem recebido muitos casos de acidentes graves por não cumprimento às leis. “Temos constatado no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) o aumento significativo de casos de acidentes de moto, o que muitas vezes sobrecarrega o serviço e prejudica outros tipos de ocorrência. Por isso, estamos lançando junto com a SEMOB esse apelo aos condutores”, alertou Luciano.

Mostre mais
Fechar