CONTAMINADO POR PESTICIDAS: Leite com níquel é causador de doença ‘misteriosa’ que provoca convulsão e desmaios

Cientistas encontraram níquel em amostras de leite em Eluru, no Estado de Andhra Pradesh, na Índia. A descoberta pode ajudar a explicar as 600 hospitalizações por uma nova doença na região. Na semana passada, profissionais de saúde detectaram chumbo em amostras de sangue dos pacientes internados. Os pacientes relataram convulsões e desmaios.

Um cientista do Aiims (All India Institute of Medical Sciences) confirmou a descoberta. As autoridades indianas ainda não sabem de onde vieram as substâncias.

Avr Mohan, superintendente médico do Hospital Distrital Eluru, disse que o fato é “alarmante”, e que acredita que o problema tenha sido causado por pesticidas.

“Deve estar em algum lugar na grama ou algo que o gado esteja consumindo”, afirmou.

“O chumbo não é encontrado em outras amostras. Foi encontrado apenas nas amostras de sangue dos pacientes. A fonte precisa ser identificada”, disse.

A mídia indiana informou que funcionários do NIN (Instituto Nacional de Nutrição), que testaram amostras de alimentos, incluindo carne, frango, peixe, camarão e legumes, encontraram componentes de pesticidas em alguns legumes.

A Índia ainda é o 2º país com o maior número de contágios de covid-19 do mundo. Só o Estado de Andhra Pradesh, afetado pela nova doença, tem 800 mil casos de covid-19.

Mostre mais
Fechar