POSTE APAGADO? Confira a quem recorrer sobre problemas na iluminação pública

Quando nos deparamos com situações envolvendo postes com lâmpadas queimadas, cabos no chão, equipamentos que parecem desgastados, dentre outras ocorrências, pode ser que existam dúvidas sobre a quem devemos recorrer para os devidos reparos. Além de responsáveis diferentes, a solicitação dos serviços também segue processos variados. Por isso, é preciso atenção para procurar a empresa ou instituição adequada e especializada na demanda.

Na Paraíba, os serviços de manutenção, reparos e substituição de postes, em ambientes públicos, são realizados pela Energisa. Para tanto, a concessionária realiza obras permanentes de manutenção da rede, implementação de novas tecnologias, inspeções técnicas, entre outras. Até o fim deste ano, R$ 274 milhões serão designados para as ações de manutenções preventivas e melhorias do sistema elétrico em todo o estado, 40% a mais que o valor investido no ano passado.

Sendo assim, caso o cidadão se depare com um poste abalroado ou que pareça desgastado, em via pública, deve entrar em contato com a Energisa pelo Call Center: 0800 083 0196. Ao receber a solicitação, a concessionária enviará uma equipe técnica ao local para avaliar a condição do poste e realizar os procedimentos adequados, seja de remoção ou substituição.

“Após avaliar, a equipe analisará o que é preciso fazer em relação ao poste e incluirá no planejamento de obras de empresa, levando em consideração a urgência de cada caso. Para tanto, a equipe leva em consideração a condição da estrutura e o risco de acidentes. Por isso, não há um prazo exato para a remoção, manutenção ou substituição de cada poste”, explica o gerente de Operações, Felipe Costa.

Além de acomodar a rede elétrica de todos os municípios da Paraíba, a infraestrutura de postes da Energisa também é compartilhada com outras empresas que prestam serviços de telefonia, internet e TV por assinatura por meio de fios e cabos (empresas de telecomunicações). Para que esse tipo de serviço seja seguro e eficiente – assim como o fornecimento de energia elétrica – a Energisa realiza ações permanentes com as empresas de telecomunicações sobre a importância de seguir as normas necessárias de compartilhamento de postes com segurança.

Portanto, se você encontrar fios partidos, caídos ou pendurados, mantenha-se longe e entre em contato com a distribuidora de energia pelo Call Center. Ao acionar a distribuidora, equipes da Energisa serão enviadas até o local para verificar a demanda e solucionar o que for necessário. Se os fios forem de energia, os procedimentos de reparo serão executados. Caso os cabos sejam de telecomunicações, a Energisa executará os procedimentos prévios de segurança e a empresa responsável será notificada para adotar as devidas medidas de correção.

Já a iluminação pública é responsabilidade das prefeituras municipais, de acordo com a Resolução 1.000 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Desta forma, em casos de postes com lâmpadas queimadas ou acesas durante o dia, o cidadão deve entrar em contato com a prefeitura municipal da sua cidade e se informar para qual número deve ligar para os serviços de iluminação pública.

Vale ressaltar que os municípios são encarregados também pela cobrança dos recursos necessários para o custeio dos serviços de iluminação pública à população, por meio da taxa de Contribuição de Iluminação Pública (CIP), detalhada na conta de energia e repassada integralmente para as prefeituras.

Como contatar a Energisa?

A Energisa oferece diversos canais de atendimento, além das agências físicas. Confira abaixo:

  • Aplicativo: Energisa On (disponível para iOS, Android e Windows Phone)
  • WhatsApp Gisa: gisa.energisa.com.br
  • Site: www.energisa.com.br
  • Call Center: 0800 083 0196
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