MAIS SAÚDE NA PANDEMIA: Designer emagrece 91 kg com dieta e exercícios durante a pandemia da Covid

Preocupado com a obesidade e o estilo de vida sedentário, o designer alagoano Júlio César Ferreira Justino, de 24 anos, resolveu mudar. Em novembro de 2019, pesando 170 kg, ele começou a adotar uma nova alimentação e criar o hábito de fazer exercícios físicos.

A motivação poderia ter esfriado quando começou o isolamento social no estado por causa da pandemia, em março de 2020, mas ele manteve o foco, uma dieta balanceada, rotina rigorosa de exercícios e conseguiu perder 91 kg em pouco mais de um ano.

Mesmo com as regras de distanciamento, que obrigaram as academias a fechar por meses, e trabalhando em home office, o designer seguiu com acompanhamento de uma nutricionista e fez os exercícios que eram possíveis em casa ou na rua, chegando a 79 kg em dezembro de 2020.

“Decidido a emagrecer por me sentir mal por conta do peso que eu tinha, aproveitei a pandemia para cuidar da minha saúde. Não foi fácil porque precisei fazer uma dieta como se fosse me submeter a uma cirurgia bariátrica; e, aliado a essa mudança, precisei me movimentar e fazer exercício físico por duas horas todos os dias”, conta Júlio César.

O esforço também ganhava motivação no medo. Ele não queria se submeter a uma cirurgia bariátrica para não ficar refém de remédios e, após realização de exames, descobriu que o fígado estava comprometido por gordura. Era preciso conquistar qualidade de vida.

“Antes eu era compulsivo. Comia o tempo todo e vivia de forma sedentária. Estava com o fígado comprometido por gordura quando recebi o ultimato do médico sobre a necessidade de mudar drasticamente meu comportamento. Entre viver, adoecer e morrer; escolhi viver”, afirma.

Para a mudança, era preciso um planejamento que o mantivesse focado. Júlio César lembra que chegou a atingir uma média de redução de 15 quilos por mês. “Comecei a me dedicar aos exercícios que eu gostava como andar e dançar. Depois fui tomando gosto e incorporando a musculação”.

Após eliminar os 91 quilos sem cirurgia, o designer conta que se submeteu a um procedimento para retirar pele a pele acumulada nas mamas, provocada pela ginecomastia. “Agora estou me preparando para fazer no final de 2021 uma abdominoplastia [cirurgia plástica realizada para retirar o excesso de pele da região abdominal]”, revela.

A pandemia ainda não acabou, Alagoas chegou a flexibilizar várias regras do distanciamento social controlado, voltou a determinar restrições mais duras, mas esse vaivém não é capaz de tirar o foco de quem conseguiu alcançar um objetivo com tanto esforço.

“Fui mudando os hábitos aos poucos durante a pandemia e vendo que estava tendo resultado. Com isso, a motivação crescia mês a mês. Hoje estou no peso que eu desejava e continuo me cuidando, correndo, praticando exercícios e vigiando a alimentação. De tudo que vivi o que posso afirmar é que valeu a pena. Minha autoestima mostra isso”, diz.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo