Apps dão dinheiro por nota fiscal que você ia jogar fora; vale a pena?

Aplicativos estão oferecendo dinheiro para você enviar as notas ou cupons fiscais de compras feitas em supermercados e farmácias. Em contrapartida, elas coletam dados de consumo e oferecem para empresas fazerem pesquisas. Outros apps fornecem reembolso (cashback) caso você compre as marcas indicadas por eles – e com isso estimulam a compra destes produtos. Confira abaixo como isso funciona e quais os riscos envolvidos.

Como funciona?

Você envia uma foto do cupom ou nota fiscal com seu CPF. Empresas como Dinheiro na Nota, Dinerama, Meliuz, Gelt, OláNota e Winn estão entre as que te dão cashback pelo envio do documento. Cada uma tem suas próprias regras. Em geral, as plataformas só aceitam notas fiscais associadas ao CPF do usuário. Isso evita que pessoas enviem muitos documentos de compras feitas por terceiros.

A empresa vende seus dados ou faz pesquisa de mercado. Quando o cliente envia a foto do cupom ou nota fiscal, ele manda também dados pessoais, como nome e CPF, e seus dados de consumo, além de informações da empresa que vendeu o produto.

O valor acumulado pode ser transferido para a sua conta. Geralmente, você pode enviar o dinheiro para sua conta bancária depois de cumprir requisitos específicos, como cadastrar um número predeterminado de notas fiscais válidas.

A maioria das plataformas aceita notas de supermercados. Algumas expandem essa oferta para incluir farmácias e outros estabelecimentos, mas raramente englobam notas fiscais de serviços.

Dinheiro na Nota promete pagar R$ 0,10 por cada nota fiscal válida. O app ainda paga um bônus de R$ 1 a cada 20 notas e R$ 10 a cada 200 notas. Também há bônus de indicação e sorteios.

Outros aplicativos devolvem percentual de valor pago pelo produto. É o caso do Winn, Dinerama e Gelt. O percentual varia conforme o produto comprado ou a loja e mercado em que ele comprou.

Dá para ganhar 15% de cashback em fraldas ou gin. O Méliuz oferece mais cashback na compra de alguns produtos. No início de setembro, fraldas das marcas Huggies e Pampers ofereciam cashback de até 15%. A compra de um gin Beefeater e mais uma Tônica Antártica também rendiam 15% de cashback. Há limite de compra por usuário.

O que as empresas ganham com isso?

Por trás deste negócio, está o valor da informação. Essas notas fornecem informações valiosas sobre os hábitos de consumo. Os dados também podem ser compartilhados com parceiros para uma análise mais profunda dos padrões de compra.

Empresas podem influenciar o que você compra. Como você pode ganhar um dinheiro a mais por optar por uma marca de bebida ou sabão em pó, por exemplo, essas plataformas podem afetar seus hábitos de consumo. “O que estes aplicativos fazem é criar um mapa de consumo de cada pessoa, associados ao CPF. É importante que as pessoas fiquem atentas ao que os apps dizem sobre como esses dados serão tratados, pois eles serão vendidos para terceiros”, afirma Emilio Simoni, especialista em segurança digital e fundador da AHT Security.

Méliuz ganha com fidelização. A startup, por exemplo, tem um modelo de negócios que combina vendas com serviços financeiros. A plataforma digital serve como uma vitrine, que vende os produtos de seus parceiros em troca de uma comissão. Ou seja, empresas anunciam no Méliuz, que divide parte dessas receitas com os consumidores – o cashback. Também oferece cartão e outros serviços.

Cashback é mais atraente para o consumidor. Na visão do consumidor, receber parte dos gastos da compra de volta é melhor do que ganhar desconto, diz Rosiane Duarte, analista de investimentos da Toro Investimentos. “Quanto mais o cliente compra pela plataforma, mais ele se beneficia, tendo parte da compra de volta, e mais a companhia ganha. Isso faz com que o modelo seja de grande impacto, visto que um único cliente pode realizar diversas operações”, afirma ela.

Quais os riscos?

Você está dando seus dados a empresas, que podem sofrer vazamento de informações. Consumidores devem entender as regras e que estão, de certa forma, “pagando” com seus dados pessoais. “Outro ponto importante é que as empresas não podem enviar dados das pessoas sem o consentimento delas, porque isso pode ter consequências legais”, declara a advogada Ana Teresa Piza.

Cuidado na hora de baixar os aplicativos. Verifique se o aplicativo é o oficial. “Fique atento aos vídeos no YouTube e nas redes oficiais que ensinam a ganhar cashback, e se eles estão encaminhando para apps em lojas como Google Play e Apple Store”, afirma Simoni.

É preciso ler atentamente os “Termos de Uso” e a “Política de Privacidade”. A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) torna essas empresas responsáveis por essas ocorrências. “Conhecer as regras é fundamental não apenas para decidir de forma consciente aceitar ou não, mas também para exigir o cumprimento por parte da empresa, caso isso não aconteça”, diz Piza.

Cuidado com gastos desnecessários. “De tempos em tempos, surgem ondas de aplicativos de desconto ou cashback que incentivam compras de certos produtos, que levam muita gente a fazer compras por impulso”, diz Valter Police, educador financeiro. “Se você já ia gastar, melhor ganhar algo de volta do que não ganhar nada. Mas a questão é: você precisava mesmo daquilo ou só comprou pelo desconto ou cashback?”

Quanto vale cada nota?

Cada aplicativo opera de uma forma. A advogada especialista na área fiscal Ana Teresa Whitaker Piza compilou algumas informações.

Dinerama

  • Dá cashback por produto registrado no cupom fiscal. Percentual varia conforme a campanha ativa.
  • Pode comprar em qualquer supermercado. A parceria do app é com as marcas e não com os estabelecimentos. Entre elas, estão Unilever, Heineken, Ambev, dentre outros.
  • Precisa ativar o app. Campanha só vale se cliente ativar o cashback no app antes de comprar.
  • Há limite de envio notas fiscais. São seis notas fiscais por semana e de duas notas fiscais por dia do mesmo estabelecimento.
  • É possível resgatar a recompensa a partir de R$ 20. Em uma campanha passada, houve cashback de 15% na compra de leite Italac; 30% para Leite Ninho; 12% para azeite Andorinha e 45% para o óleo Liza. Neste caso, o cliente conseguiria resgatar o valor de R$ 20 se comprasse 3 óleos Liza e 5 Leites Ninhos, por exemplo.

Dinheiro na nota

  • Paga R$ 0,10 por nota fiscal. Valor independentemente do quanto custou a compra.
  • Há bônus a cada 20 e 200 notas. O bônus é de R$ 1 a cada 20 notas e R$ 10 a cada 200 notas.
  • Para mandar 200 notas por mês, você precisaria juntar 6 notas por dia, em média. Isso renderia cerca de R$ 0,60 ao dia.
  • Com os bônus acumulados ao longo do mês com as notas, o valor atingido é de R$ 40. Ou seja, para ganhar R$ 40, você precisa ter seis notas fiscais por dia.
  • Há sorteios de cartão pré-pago no valor de R$ 500, válidos em algumas regiões. O usuário precisa ativar o sorteio. Nele, cada nota fiscal gera 1 bilhete da sorte, concorrendo todo mês a um cartão pré-pago.
  • Paga bônus de R$ 1 por indicação. O máximo é de cinco indicações por cliente.

Gelt

  • Paga um percentual sobre produtos comprados em supermercados. Toda sexta-feira novos produtos são exibidos no app. Nem todos os produtos da nota serão remunerados, só aqueles exibidos no app.
  • Usuário precisa mandar a foto da nota fiscal pelo aplicativo. O sistema vai “ler” as informações para calcular o percentual sobre os produtos adquiridos.
  • Compras podem ser feitas em qualquer supermercado. Não há restrição de lojas parceiras.
  • A partir de R$ 100 pode resgatar por caixa eletrônico da Rede 24Horas. O usuário vai até o caixa eletrônico da rede 24h, clica em saque digital por QR code, abre o aplicativo, escaneia o QR code e saca o dinheiro.

Méliuz

  • Paga um percentual sobre determinados produtos, a depender das campanhas ativas. A cesta de produtos muda conforme o período.
  • As compras são feitas em supermercados. Usuário pode mandar a nota fiscal de qualquer estabelecimento.
  • Em campanhas passadas, foi possível receber R$ 1,20 a cada garrafa de 330 ml de Heineken. Foi o caso da campanha de cashback de 20% para Heineken, por exemplo, considerando que a cerveja custa em média R$ 6. Outras campanhas deram 40% de cashback para Seara e 40% para Nissin.
  • Há também parceria com compras feitas em lojas e aplicativos de serviços. Entre elas, estão Magalu, Amazon, Casas Bahia, Americanas, iFood, Uber, entre outras.
  • Há limite de envio de notas fiscais. Ele varia conforme a campanha ativa.

Winn

  • Paga um percentual sobre determinados produtos. Eles variam conforme as campanhas ativas no período.
  • Os produtos são comprados nos supermercados indicados. Ao contrário das outras plataformas, esta atua em parceria com os estabelecimentos.
  • O usuário precisa enviar uma foto da nota fiscal. O sistema vai ler as informações para identificar os produtos e o percentual de cashback.
  • Há sorteios. Para participar, o usuário precisa ativar a adesão à campanha.
  • A cada cupom fiscal, o usuário concorre a R$ 1.000. Não há limite de envio de notas.
  • O app notifica sobre campanhas personalizadas. Assim o usuário não perde as promoções.
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