VIDA LONGA: Consumo de rádio online cresce 186% em 2 anos

O rádio é provavelmente o veículo que mais tem se reinventado ao longo de seus mais de 100 anos, e uma nova pesquisa da Kantar Media aponta que sua longevidade ainda atravessará gerações –quiçá encarnações.

A pesquisa aponta que entre 2019 e 2021 o consumo de rádio pela internet, no Brasil, cresceu 186%. No país, como esta coluna revelou com exclusividade no ano passado, 83% da população ouve rádio.

Segundo os dados, 46% dos brasileiros ouvem o veículo de forma tradicional, e 12% já optam pela versão digital. Ao mesmo tempo, 51% usam alguma ou as duas formas.

Cerca de 28% dos brasileiros ouvidos disseram que mudaram sua forma de consumir rádio da versão tradicional para a online.

A pesquisa se chama “Rádio online: O som do novo”, feita pela divisão da Kantar especializada em pesquisa de mídia.

O estudo foi feito com ajuda de informações coletadas pelos estudos Target Group Index e TG.Net.

A força dos podcasts

A pesquisa também aborda outro fenômeno midiático, os podcasts.

Hoje, 28% dos ouvintes de rádio já aderiram ao formato.

Entre os gêneros favoritos dos brasileiros, estão comédia e entretenimento (63%), notícias e política (51%) e negócios e finanças (44%).

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo