Obstrução intestinal se desfez e médico descarta operar Bolsonaro

O médico Antônio Luiz Macedo descartou uma intervenção cirúrgica para o presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo boletim médico divulgado pelo hospital Vila Nova Star, a obstrução intestinal se desfez e o presidente continuará em tratamento clínico.

“A evolução do paciente clínica e laboratorialmente segue satisfatória e será iniciada hoje uma dieta líquida”, diz trecho do boletim. A primeira-dama Michelle Bolsonaro publicou na manhã de hoje em seu perfil no Instagram uma foto do marido caminhando no corredor do hospital com uma sonda nasogástrica.

Ainda não há previsão de alta. Bolsonaro foi internado na madrugada de ontem no hospital Vila Nova Star, em São Paulo, e apresentou melhora clínica horas após o uso de sonda nasogástrica para alimentação.

Macedo chegou ao hospital na manhã de hoje, e não parou para conversar com a imprensa. Ele estava de férias nas Bahamas, mas interrompeu o descanso para atender ao presidente Bolsonaro.

O médico-cirurgião é o mesmo que atendeu Bolsonaro em 2018, após o episódio da facada.

Em post ontem nas redes sociais, o presidente escreveu que se sentiu mal após um almoço. Ele estava de folga em Santa Catarina.

Sem visita de aliados

Nenhum aliado ou político do presidente foi registrado entrando no hospital pela portaria até o final do dia de ontem. Às 14h, um apoiador foi ao hospital prestar solidariedade.

Com uma Bíblia nas mãos, o professor aposentado Antônio da Silva Ortega, 69, foi ao Vila Nova Star para entregar uma carta ao presidente. “Em apoio ao presidente, uma carta para que ele se restabeleça e governe a nossa nação até 2026, em nome de Deus”, disse.

Também não foi informado pelo hospital ou assessoria de imprensa do Palácio do Planalto sobre quem está acompanhando a internação do presidente. Questionado, o Planalto não soube informar se o presidente recebeu visitas ou se a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, acompanhava o presidente.

Cirurgias após a facada

O cirurgião Antônio Luiz Macedo operou Bolsonaro após a facada que levou no abdome, em setembro de 2018, na cidade de Juiz de Fora (MG), durante um ato de rua de sua campanha presidencial.

Desde então, o presidente esteve internado em hospitais em algumas ocasiões para realizar cirurgias e exames.

6 de setembro de 2018 – Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora (MG): O candidato Jair Bolsonaro se submete a uma operação de urgência após ser atacado por uma facada de Adélio Bispo em ato de campanha;

12 de setembro de 2018 – Hospital Albert Einstein, em São Paulo: Bolsonaro passa por nova cirurgia de emergência em razão de uma complicação causada pela aderência das paredes do intestino;

28 de janeiro de 2019 – Hospital Albert Einstein, São Paulo: já na Presidência da República, Bolsonaro se submete a uma nova cirurgia para retirada da bolsa de colostomia;

8 de setembro de 2019 – Hospital Vila Nova Star, São Paulo: nova cirurgia para correção de uma hérnia incisional na região da área atingida pela facada;

25 de setembro de 2020 – Hospital Vila Nova Star, São Paulo: retirada de cálculo na bexiga;

14 de julho de 2021 – Hospital Vila Nova Star, São Paulo: Bolsonaro ficou quatro dias internado no hospital Vila Nova Star para tratamento de uma obstrução intestinal.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo