Escritório Social é inaugurado e criará cooperativa para apenadas na Paraíba

Aconteceu na manhã de hoje a cerimônia da entrega simbólica da sede do Escritório Social, um dos equipamentos mais importantes para o processo de ressocialização das pessoas egressas do sistema carcerário na Paraíba, que funcionará na Rua Diogo Velho, 180, Centro da Capital. Na Sala Branca do Tribunal de Justiça da Paraíba, ocorreu a solenidade de oficialização do Escritório, com a assinatura do Termo de Cooperação entre o TJPB, com o desembargador Márcio Murilo, o Governo do Estado, com a presença do governador João Azevedo, e o Conselho Nacional de Justiça, por meio do secretário-geral, desembargador Carlos Vieira Von Adamek.

A partir deste convênio, será possível colocar em prática dois projetos: Uma cooperativa de trabalho a ser formada por mulheres em privação de liberdade e os LAB360, laboratórios informacionais que serão implantados em todas as unidades prisionais do Estado.

Os projetos são fruto da parceria entre o Instituto Humanitas 360, uma organização da sociedade civil e o Conselho Nacional de Justiça, tendo como objetivos assegurar às pessoas privadas de liberdade melhores condições de desenvolvimento pessoal e social.

No caso da cooperativa, será organizada uma unidade de inserção produtiva na Penitenciária Feminina de Patos, possibilitando às mulheres privadas de liberdade acesso ao trabalho, renda, qualificação profissional e educação para o cooperativismo.

Já o Lab360 consiste na implantação de infra-estrutura tecnológica que permita o contato de familiares com as pessoas presas e o uso de tecnologias para a oferta de cursos de formação inicial e continuada.

Durante a cerimônia de hoje, foi exibido um vídeo mostrando a experiência da Cooperativa Humanitas 360. Será organizada uma unidade de inserção produtiva na Penitênciária Feminina de Patos, isto possibilitará as mulheres privadas de liberdade acesso ao trabalho, renda e qualificação profissional. Vale destacar que a primeira cooperativa humanitas 360 foi lançada no ultimo dia 26 no estado do Maranhão.

Mostre mais
Fechar