Funesc lança projeto ‘Baobá’ e oferece cursos profissionalizantes gratuitos para a classe artística

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) lançou, nesta quinta-feira (29), o primeiro ciclo do Projeto Baobá, que visa oferecer a artistas, técnicos e produtores culturais cursos profissionalizantes de forma gratuita. Ao todo são oferecidos nove cursos nas áreas de teatro, circo, dança, artes visuais, gestão de bibliotecas, audiovisual, além de produção cultural. As inscrições podem ser feitas a partir desta sexta-feira (30) até as 23h59 do dia 05 de maio no link linktr.ee/funescgovpb . As pessoas participantes serão selecionadas por ordem de inscrição, desde que cumpram os requisitos obrigatórios.

Neste primeiro ciclo estão sendo oferecidas 237 vagas, das quais 50% são destinadas a artistas e profissionais do interior da Paraíba. Os cursos contam com 13 ministrantes, entre especialistas, mestres e doutores. As aulas serão realizadas entre os meses de maio e julho, de forma remota, através da plataforma Google Meet. Será concedido um certificado de curso livre para as pessoas que cursarem, no mínimo, 75% da carga horária.

Para Pedro Santos, vice-presidente da Funesc, “o projeto Baobá traz essa perspectiva de fomentar a profissionalização das cadeias produtivas do setor cultural na Paraíba. Trata-se de uma experiência piloto que se soma a outras iniciativas de profissionalização realizadas pelo Governo do Estado, a exemplo da Escola Técnica de Artes, cuja conclusão da reforma foi anunciada recentemente pelo governador João Azevêdo. Nosso objetivo é sedimentar e ampliar as ações de profissionalização do setor”.

Quem pode se inscrever? – Podem se inscrever artistas, técnicos e produtores culturais que residam, preferencialmente, na Paraíba, tenham mais de 18 anos e cumpram os demais requisitos previstos no item 03 da carta de diretrizes do programa. 

No ato da inscrição as pessoas pleiteadoras das vagas devem anexar um breve currículo na área.

Confira abaixo a lista dos cursos oferecidos, números de vagas e cargas horárias:

• A Palhaçaria na Rede / 15 vagas / 20 horas;

• Capacitação em Gestão de Bibliotecas / 50 vagas / 6 horas;

• Curso Básico de Primeiros Socorros para Circo / 20 vagas / 4 horas;

• Curso Básico de Produção Executiva para Audiovisual / 20 vagas / 15 horas;

• Danças na escola: construindo relações entre arte, ensino e sociedade / 20 vagas / 32 horas;

• Hackeando o acesso aos editais / 50 vagas / 18 horas;

• Introdução ao processo criativo em Artes Visuais / 30 vagas / 16 horas;

• Laboratório Básico de Desenvolvimento de Roteiros Cinematográficos / 12 vagas / 15 horas;

• Palhaçaria e Comicidade  / 20 vagas / 27 horas.

Mostre mais
Fechar