HOMENAGENS E SAUDADES: Autoridades lamentam falecimento de Genival Lacerda e destacam importância cultural do cantor

Autoridades do Executivo e Legislativo paraibano lamentaram na manhã desta quinta-feira (7) a morte do cantor e compositor paraibano Genival Lacerda, vítima da Covid-19, entre eles o governador João Azevêdo (Cidadania) e o presidente da Assembleia Legislativa (ALPB), Adriano Galdino (PSB).

João Azevêdo lembrou a trajetória que consagrou Genival Lacerda como símbolo da cultura nordestina. “Conhecido por todo o Brasil, Genival Lacera era considerado um símbolo da cultura do Nordeste, sendo um dos grandes nomes do forró, ritmo que levou para o país inteiro com seu carisma e irreverência, características que o tornaram um ídolo popular. Seu trabalho ganhou reconhecimento nacional oficialmente no final de 2017, quando recebeu no Palácio do Planalto a medalha da Ordem do Mérito Cultural (OMC)”, diz trecho.

Já o presidente da ALPB Adriano Galdino ressaltou o importante papel que Genival teve para o forró, levando o clima descontraído para suas letras e danças marcantes e com muito bom humor. “Genival Lacerda era um artista único, que inspirou e animou os paraibanos com seu jeito simples e desinibido”, resumiu.

prefeito de João Pessoa Cícero Lucena afirmou que “é com pesar que o Brasil se despede do artista e embaixador da cultura paraibana, que tanto nos orgulhou pela sua carreira musical bem sucedida e irreverente, e pelo seu caráter humano, com que sempre se portou diante das situações da vida”.

“É difícil ver os ícones da nossa cultura, nossos conterrâneos e amigos partirem, levados por um mal que avança de forma assustadora como o novo Coronavírus. Solidarizo-me com a família, amigos e fãs do cantor pela imensa perda. Que todos recebam o nosso abraço e os votos de sincero pesar neste momento de dor”, disse o prefeito.

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) também se manifestou por meio de nota e lembrou do Título de Cidadão Pessoense dado ao artista. “Genival Lacerda deixa órfão cada paraibano que se acostumou ao bom humor do artista que chegou a ser apelidado de “Senador do Rojão”. Natural de Campina Grande, o cantor foi agraciado pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) com o Título de Cidadão Pessoense e a Medalha Cidade de João Pessoa”, diz trecho da nota.

senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB) destacou o legado de Genival Lacerda como um renomado artista nacional. “Hoje perdemos não apenas um grande artista, mas uma das maiores referências da nossa cultura paraibana e do Brasil, ícone do forró e exemplo para muitas gerações. O cantor e compositor Genival Lacerda deixa um legado de dedicação à música e de amor pela sua terra natal”, afirmou Veneziano.

deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) ressaltou o legado deixado pelo artista na Cultura da Paraíba e de todo o Brasil, relembrando a amizade que Genival possuía com sua família, tendo ele inclusive participado muitas vezes de suas campanhas eleitorais e do seu pai, Enivaldo Ribeiro, que também prestou sua solidariedade a todos os familiares e amigos de Genival.

“A Paraíba perde hoje um dos grandes ícones da sua Cultura e representante da sua música. Nossa família também perde um grande amigo. Que Deus possa dar aos familiares e a nós seus amigos o alento necessário. Uma perda verdadeiramente dolorosa” disse o parlamentar.

Em Campina Grande, o prefeito Bruno Cunha Lima decretou luto oficial de três dias na Rainha da Borborema, berço artístico do compositor e destacou a contribuição artístico-cultural do artista que celebrou o Nordeste.

 

Mostre mais
Fechar