‘LARANJAL’ NO LIXO DE SANTA LUZIA: Polícia Federal investiga organização criminosa envolvendo empresa de coleta de resíduos

O prefeito de Santa Luzia, José Alexandre de Araújo, o Zezé (MDB), terá que mais uma vez explicar às autoridades sobre gastos irregulares em sua gestão

O prefeito de Santa Luzia, José Alexandre de Araújo, o Zezé (MDB), terá que mais uma vez explicar às autoridades sobre gastos irregulares em sua gestão. O Inquérito Policial 0022/2019 tramita na Polícia Federal investiga a suspeita de esquema de fraude em licitação e formação de organização criminosa com a empresa Setha, que recolhe o lixo de Santa Luzia.

Antecedentes

O inquérito policial da Polícia Federal investiga a possível migração de uma organização criminosa para Santa Luzia. O Sr. Severino Alves de Figueiredo, preso na operação desumanidade em Patos, consta como sócio da empresa do Lixo de Santa Luzia, a Sheta Construções e Serviços LTDA (CNPJ 24.064.804/0001-12).

Seu sócio seria José Thyrone Vieira de Morais, que, além de ser proprietário da empresa do lixo, é proprietário de uma construtora que está fazendo alguns calçamentos na cidade, a AMETISTA CONSTRUÇÕES E SERVIÇOS (CNPJ 29.828.673/0001-16).

Moradores do bairro Monte São Sebastião revelam que o calçamento não foi apropriado, pois, quando chove, a água vai para casa das pessoas. Confira as fotos:

O ‘laranjal’

Ademais Thyrone, apesar de ser dono de duas grandes empresas, é reclamante em ações trabalhistas de João Pessoa e Patos (processos 0131226-25.2014.5.13.0011 e 0000006-93.2017.5.13.0011).

Na investigação de Patos da Polícia Federal, ficou configurado que Severino seria um “laranja” de um esquema criminoso que lavava dinheiro e fraudava licitação.

Fraude na licitação

Mas não é o único ponto, a auditoria do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, afirmou que a licitação do lixo em Santa Luzia foi direcionada. A gestão do Prefeito Zezé desclassificou a empresa que venceu o certame para favorecer a segunda colocada, a Sheta. Confira trechos da auditoria:

Mostre mais
Fechar