ATENDE EM CASA: População de Mamanguape conta com aplicativo que encaminha pacientes com suspeita de COVID-19 e realiza consultas com profissionais de saúde

Prefeitura de Mamanguape, em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau, está lançando o aplicativo Atende em Casa que vai auxiliar no atendimento realizado uma espécie de triagem. A prefeitura disponibilizará profissionais da rede municipal de saúde, que receberão treinamento e entrarão em contato com os casos suspeitos para dar mais informações e acompanhar a evolução do doente.

Após baixar e instalar o aplicativo, a pessoa vai se identificar informando CPFnomeidadetelefone e CEP, depois ela responde um questionário sobre os principais sintomas que pode estar tendo como febre, tosse, dor no corpo e falta de ar. Dependendo das respostas, o aplicativo que utiliza inteligência artificial recomendará para os casos considerados levesrepouso e isolamento social. Já nos casos considerados moderados ou graves a ferramenta levará o paciente a teleorientação, através de videoconferência ou ligação, por um profissional de saúde que fará o primeiro atendimento de forma remota.

O aplicativo não substitui a consulta médica, mas garante assistência rápida, eficiente e, principalmente, orientações para as pessoas que apresentam tais sintomas e não sabem o que fazer. Os pacientes que não forem direcionados aos médicos pela classificação, serão acompanhados e receberão notificações sobre o estado clínico de cada um. A partir de segunda-feira (11) o ambiente estará disponível para o treinamento dos profissionais de saúde do município que utilizarão o app e atuarão exclusivamente nesse tipo de atendimento.

secretário de saúde, Rafael Aires, disse que o app é de suma importância porque agiliza o atendimento evita que as pessoas se aglomerem indo a unidade de saúde em busca de ajuda médica. O aplicativo permite que as pessoas entrem em contato com os profissionais de saúde para que possam ser atendidas e orientadas quanto a gravidade do seu caso e, caso necessário, ser encaminhadas para as unidades de saúde ou permanecer no tratamento domiciliar”disse Rafael.

As pessoas que não conseguirem acesso ao app devem procurar a unidade de saúde mais próxima de suas casas, desde que apresentem sintomas que possam ser identificados como da COVID-19, para serem avaliadas pelo profissional de saúde.

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