Ministério Público Federal solicita que Ministério da Saúde envie 20 mil testes de covid-19 para João Pessoa

Uma solicitação do Ministério Público Federal da Paraíba foi enviada ao Ministério da Saúde, solicitando que 20 mil testes para diagnóstico de covid-19 sejam enviados para João Pessoa. O pedido tem como objetivo atender a solicitação que já havia sido feita pela Prefeitura de João Pessoa no mês de novembro.

O MPF argumenta em seu pedido ao Ministério da Saúdeque 6,86 milhões de testes para diagnósticos de covid-19 (exames RT-PCR) estão sendo armazenados pelo Governo Federal em Guarulhose ainda não foram distribuídos para a rede pública. Em ofício enviado ao governo estadual, nessa quinta-feira (3), o MPF, o MPPB e o Ministério Público do Trabalho (MPT) cobraram a adoção de medidas ‘mais robustas’ por parte do Estado, no sentido de garantir o cumprimento do decreto estadual que instituiu o plano ‘Novo Normal’ na Paraíba.

A reunião abordou constatações de relatório do Conselho Regional de Medicina (CRM) e denúncias à imprensa por falta de testes nas UPAs e unidades básicas de saúde, tendo o secretário municipal de Saúde informado que existe estoque suficiente de testes PCR na rede municipal e que ainda está em curso um processo de aquisição de novas unidades. Os membros do MP ponderaram que, diante das denúncias, cabe ao secretário averiguar as causas das reclamações da população, verificando o fluxo de atendimentos das unidades de saúde.

Mostre mais
Fechar